Como medir aceleração da gravidade?
Índice
- Como medir aceleração da gravidade?
- Quais são as características da aceleração da gravidade?
- Qual é o valor da aceleração da gravidade?
- Como calcular a aceleração do pêndulo?
- Como determinar a aceleração da gravidade?
- Quais são as fórmulas utilizadas para calcular o pêndulo?
- Como aumentar o comprimento do pêndulo?
Como medir aceleração da gravidade?
Cálculo da Aceleração Gravitacional Da segunda Lei de Newton: F = m1. A, onde m1 = massa de um corpo qualquer. Sendo A uma constante (de aceleração) calculada a partir de m2 (na fórmula abaixo, representado por m), pois a massa de um astro (como a Terra) não varia significativamente no tempo.
Quais são as características da aceleração da gravidade?
Aceleração da gravidade é a taxa da velocidade de um corpo que cai, em queda livre, em direção ao centro da Terra. Ao nível do mar, a aceleração da gravidade da Terra vale, em média, 9,8 m/s².
Qual é o valor da aceleração da gravidade?
A aceleração da gravidade dos planetas depende de seu raio e também de sua massa, confira o valor da gravidade na superfície dos planetas e outros corpos celestes do Sistema Solar: Mercúrio: 3,7 m/s² Vênus: 8,87 m/s² Terra: 9,80 m/s²
Como calcular a aceleração do pêndulo?
Deixe o pêndulo oscilar, anotando o tempo necessário para que ele o faça 10 vezes. Dividindo-se este tempo por 10, temos o período de oscilação do pêndulo. Repita a experiência com uma linha maior. Depois calcule o valor da aceleração da gravidade de acordo com a fórmula acima.
Como determinar a aceleração da gravidade?
Determinem a partir dos gráficos (dos coeficientes das retas ajustadas, quando for o caso) a aceleração da gravidade. Não se esqueçam de indicar o intervalo de precisão (erros) na determinação da gravidade (este erro deve ser devidamente propagado a partir do erro encontrado no coeficiente angular da reta ajustada).
Quais são as fórmulas utilizadas para calcular o pêndulo?
(Fórmulas utilizadas para calcular o período de um pêndulo, cuja amplitude é pequena e cujo atrito com o ar é desprezado) Posteriormente, foram feitas e anotadas 6 medições para 16 oscilações, porém com 6 valores de comprimento diferentes. Ou seja, 6 medições para cada um dos 6 comprimentos, totalizando 36 valores.
Como aumentar o comprimento do pêndulo?
Para que o período de oscilação passe a valer 2T, no mesmo local, o comprimento do pêndulo deve ser aumentado em: Adotando L i como o comprimento inicial, essa grandeza é diretamente proporcional ao período T. Dobrando o período para 2T, o Lf deve ser quatro vezes o L i, pois deve-se extrair a raiz desse valor.