Como calcular a área de um triângulo equilátero?
Índice
Como calcular a área de um triângulo equilátero?
Triângulo Equilátero: Fórmula da Área Com Exemplo
- Exemplo:
- P = l + l + l.
- P = 3l (Leia-se: 3 vezes l)
- Exemplo:
- P = 10 + 10 + 10 = 30 cm ou P = 3 . 10 = 30 cm.
Qual segmento de reta mostra a base que corresponde a altura dada do triângulo?
Mediana é um segmento que divide as bases do triângulo em duas partes iguais.
Como calcular a altura de um triângulo?
Dado o triângulo ABC, vamos estabelecer uma expressão geral para o cálculo da altura. Observe que a altura (h) do triângulo ABC, corresponde ao cateto do triângulo ADB, então podemos aplicar o Teorema de Pitágoras para calcular a altura (h) do triângulo ABC. A área de um triângulo é definida pela metade do produto da área da base pela altura.
Como calcular a área de um triângulo equilátero?
Para calcular a área de um triângulo equilátero, inicialmente traçamos a altura relativa a um dos lados. Pelas propriedades sabemos que a altura coincide com a mediana, ou seja, ao traçar a altura, divide-se o lado pela metade. Sabemos que a área de qualquer triângulo é dada pela multiplicação da base com a altura, e isso dividido por 2.
Qual o valor de um triângulo equilátero?
Na figura, X representa um valor qualquer. Não importa qual seja o tamanho, sempre que você usar um transferidor (medidor de ângulos) em um triângulo equilátero, você encontrará o mesmo valor. Para que todos os lados iguais se encontrem em um formato perfeito de triângulo, dois lados sempre formarão o mesmo ângulo entre si.
Qual a altura do triângulo retângular?
Primeiro traçamos a altura, lembrando que no triângulo equilátero ela parte do vértice superior e vai até o meio da base, coincidindo com a mediana. Sabendo que a altura forma um ângulo de 90° com a superfície, teremos formado, então, 2 triângulos retângulos.