Como se calcula a altura de um cone?
Como se calcula a altura de um cone?
2) (FATEC-SP) A altura de um cone circular reto mede o triplo da medida do raio da base.
Como calcular a altura de um tronco?
Não confundir. Após cortar uma pirâmide de forma paralela à sua base, podemos estabelecer 3 alturas para os sólidos que foram formados. Temos H como sendo a altura da pirâmide total, h como a altura do tronco e h` representando a altura da pirâmide menor. Deste modo, racionalmente podemos determinar que H = h + h`.
Como calcular o volume de um tronco de cone?
O volume do cone é calculado pelo produto entre a área da base e a medida da altura, e o resultado dividido por três. Lembre-se que o volume significa a capacidade que possui uma figura geométrica espacial.
Como calcular o grau de um cone?
Cone Reto: No cone reto, o eixo é perpendicular à base, ou seja, a altura e o centro da base do cone formam um ângulo de 90º, donde todas as geratrizes são congruentes entre si e, de acordo com o Teorema de Pitágoras, tem-se a relação: g²=h²+r².
Como calcular área lateral do tronco de cone?
Área lateral:
- Para calcular a área lateral precisamos encontrar a medida da geratriz. Para isso, vamos aplicar o teorema de Pitágoras: g² = r² + h² ⇒ g² = 2² + 5² ⇒ g² = 4 + 25 ⇒ ...
- Com a medida da geratriz em mãos podemos calcular a área da lateral, para isso vamos aplicar a fórmula: Al = π . r . g ⇒ Al = π . 2 .