Como saber a altura de uma parábola?
Como saber a altura de uma parábola?
Para descobrir a altura máxima que um projétil pode alcançar, a partir da função que representa sua trajetória, basta calcular o valor máximo dessa função com relação ao eixo y, ou seja, a coordenada y do vértice. A altura máxima que esse projétil pode atingir é de 5 metros.
Como calcular o ponto mínimo da parábola?
Para determinar o ponto máximo e o ponto mínimo de uma função do 2º grau, basta calcular o vértice da parábola utilizando as seguintes expressões matemáticas:
Como calcular o vértice da parábola?
1 – Na função y = x² - 2x +1, temos que a = 1, b = -2 e c = 1. Podemos verificar que a > 0, então a parábola possui concavidade voltada para cima, possuindo ponto mínimo. Vamos calcular as coordenadas do vértice da parábola.
Quais são as coordenadas das parábolas?
Dadas as funções quadráticas abaixo e seus respectivos gráficos, obtenha as coordenadas dos vértices das parábolas. Através do gráfico, é possível compreender que as raízes da função f (x) = x2 + 5x + 4 são x’= – 4 e x” = – 1. Assim, chegamos ao seguinte valor para xv:
Qual a concavidade da parábola?
1 – Na função y = x² - 2x +1, temos que a = 1, b = -2 e c = 1. Podemos verificar que a > 0, então a parábola possui concavidade voltada para cima, possuindo ponto mínimo.