Como calcular a captação de água de chuva?

Índice

Como calcular a captação de água de chuva?

Como calcular a captação de água de chuva?

Agora, suponhamos que o pluviômetro registrou 20mm. Então multiplique a área do telhado por 20 e terá o volume de água captado durante essa chuva. Exemplo: 25m2 x 20mm = 500 litros.

Como calcular a captação?

Potencial de captação O índice pluviométrico mede quantos milímetros chove por ano em um m². Por exemplo: em São Paulo chove em média por ano 1.350 mm/m², que equivalem a 1.350 litros ou 1.35 m³ por metro por ano, o que multiplicado pela área projetada do telhado fornece o potencial máximo de captação.

Como calcular a água de um telhado?

30% é igual a 30/100, ou, 30 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos: 30% = 30cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30cm na vertical. Você pode utilizar essas duas fórmulas para o cálculo de telhado de 1 água.

Como fazer o cálculo de reservatório de água?

Exemplo de cálculo: vamos supor uma caixa d'água projetada para uma casa com seis pessoas e que deve suprir o consumo de dois dias. Nesse caso, o reservatório deverá ter ao menos 1800 litros, considerando que: 6 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.800 litros.

Como instalar um sistema de captação da água da chuva?

Como ter seu próprio Sistema de Captação de Água da chuva?

  1. Passo 1: dimensionamento de calhas.
  2. Passo 2: montagem de suportes.
  3. Passo 3: instalação de calhas.
  4. Passo 4: instalação do filtro.
  5. Passo 5: preparação do terreno.
  6. Passo 6: instalação da torneira.
  7. Passo 7: conexão do sistema.
  8. Passo 8: limpeza.

Como fazer o descarte da primeira água da chuva?

Antes dele é preciso usar o Filtro de Água de Chuva, e depois dele uma cisterna. A função desse componente é separar e descartar as primeiras águas de chuvas fortes que fazem a lavagem da atmosfera, do telhado, calhas e tubulações.

Como calcular caixa de captação?

Obtem-se se o volume do reservatório de água pluvial por meio da equação: Van = 0,0042 x Pa x A x T Onde: Van = volume do reservatório (litros); Pa = precipitação pluviométrica anual média (mm/ano = litros/m²² por ano); A = área de captação (m²); T = número de meses de pouca chuva ou seca (adimensional).

Como calcular a quantidade de telhas?

NÚMERO DE TELHAS Para estimar a quantidade de telhas necessária, deve-se dividir a área inclinada pelo consumo médio do tipo de telha escolhido”, explica Pereira. Se o fabricante informar que o rendimento da telha é de 15/m², deve-se pegar o valor total da área e multiplicar por 15 para saber quantas peças adquirir.

Qual é a capacidade de captação da água da chuva?

Esse é um cálculo simples para entender a capacidade que seu telhado tem de captar água da chuva. Se você quer informações ainda mais detalhadas sobre captação da água da chuva consulte a NBR 10884. Esta norma traz detalhes do dimensionamento de um sistema de captação da água da chuva.

Como captar a água da chuva para o tanque?

Nada mais inteligente do que captar a água da chuva e escoa-la para o tanque por meio de calhas e tubos. Essa água poderá ser utilizada para abastecer a casa na hora de lavar roupas, louça, vaso sanitário, molhar as plantas ou lavar o chão. Veja a seguir como fazer. Normalmente é utilizado o próprio telhado das moradias.

Qual a área de captação de chuva?

Coluna 4: área de captação de chuva, que deve ser a mesma durante todos os meses. Coluna 5: volumes mensais resultantes da água da chuva. Coluna 6: diferença entre o volume de consumo e o volume das chuvas mensais.

Quais são os volumes mensais da água da chuva?

Coluna 5: volumes mensais resultantes da água da chuva. Coluna 6: diferença entre o volume de consumo e o volume das chuvas mensais. O sinal negativo indica que a quantidade de água de chuva mensal supera o necessário e o valor positivo indica que o consumo é superior ao captado.

Postagens relacionadas: