Como calcular a corrente alternada?
Como calcular a corrente alternada?
11.6. Potência nos circuitos de corrente alternada
- V ( t ) = V m á x c o s ( ω t + ϕ V ) I ( t ) = I m á x c o s ( ω t + ϕ I ) A potência instantânea, P ( t ) , é a potência no dispositivo em qualquer instante t. ...
- ¯ P = 1 2 V m á x I m á x c o s ϕ Z. ...
- V e f = V m á x 2 I e f = I m á x 2.
Qual a diferença entre valor de pico VP e valor real eficaz da tensão?
Chamamos de valor de pico a pico, Vpp, a diferença entre o valor máximo e o mínimo valor da amplitude. Chamamos de valor médio, Vm, a média temporal do sinal em meio período. Chamamos de valor eficaz ou RMS, Vrms, o valor obtido quando relacionamos o valor da potência calculada por efeito Joule ou pelo valor médio.
Como usar a corrente alternada instantânea?
Vamos usar o facto de R, C e L terem respostas lineares: a corrente alternada instantânea (AC) em cada um deles é proporcional à voltagem alternada instantânea no componente. Quando a voltagem (V) alternada aplicada for sinusoidal, a corrente em cada componente também será sinusoidal, mas não necessariamente em fase com a voltagem aplicada.
Como a potência instantânea é medida?
Como podemos notar, a potência instantânea tem uma parcela constante que depende da diferença de fase entre a tensão e a corrente e a outra parcela é uma função senoidal que possui o dobro da frequência angular. Vou escrever a forma generalizada para você visualizar. Como a potência instantânea varia com o tempo, fica difícil dela ser medida.
Qual a relação entre tensão e corrente?
Num circuito de corrente contínua ideal, a tensão e a corrente se mantêm constantes ao longo do tempo. Assim, se a tensão elétrica entre dois pontos tem valor U e a corrente passando por esses pontos tem valor I, temos que U (t) = U e I (t) = I. Logo: Mas, de acordo com a Lei de Ohm, tensão é o produto da corrente pela resistência.
Quais são as expressões das correntes que entram no nó?
Num nó num circuito de corrente alternada entram duas correntes e saem outras duas correntes. Sabendo que as expressões das correntes que entram são 2 s i n ( ω t + π / 4 ) e 2 2 c o s ( ω t + π / 4 ) , e uma das correntes que sai é ( 3 − 3) c o s ( ω t ) , calcule a outra corrente que sai, indicando o seu valor máximo e a sua fase.