O que é explicado na lei de Henry?

Índice

O que é explicado na lei de Henry?

O que é explicado na lei de Henry?

Essa lei diz que a solubilidade de um gás em água depende da pressão parcial do gás exercida sobre o líquido. A constante de proporcionalidade utilizada nessa lei varia com o gás e a temperatura, e recebe o nome de constante de Henry.

Qual o enunciado da lei de Henry?

A lei de Henry, como o próprio nome indica, foi descoberta em 1801 pelo químico britânico William Henry (1775-1836). Segundo esta lei, a uma temperatura constante a massa de um gás dissolvido num líquido em equilíbrio (solubilidade) é diretamente proporcional à pressão parcial do gás.

Quando usar lei de Henry?

A lei de Henry permite, entre outras coisas, o estudo da solubilidade de gases. É possível notar que a quantidade de um gás dissolvido é proporcional a pressão daquele gás na superfície da solução.

O que é a Lei de Raoult?

A lei de Raoult expressa-se matematicamente pela seguinte relação: p = p0 X, onde p é a pressão de vapor do solvente (com uma dada substância nele dissolvida), X a fração molar do solvente (razão entre o número de moles de solvente e o número total de moles) e p0 a pressão de vapor do solvente puro. ...

Postagens relacionadas: