Qual é o valor da constante solar?
Índice
- Qual é o valor da constante solar?
- O que significa a constante solar dar seu valor médio?
- Qual é a emissividade do Sol?
- Qual a média em W m² de radiação solar na superfície da Terra?
- Que Variáveis Compõem a constante solar?
- O que é a constante solar e explique o motivo da quantidade de energia que chega à superfície terrestre não ser igual a ela?
- Qual a emissividade do ar?
- O que é emissividade térmica?
- Como a radiação solar chega na superfície da Terra?
- Como descrever a magnitude do Sol?
- Qual a magnitude da radiação solar?
- Como os constituintes atmosféricos mudam a direção dos raios solares?
- Qual a magnitude aparente do Sol?
Qual é o valor da constante solar?
Medidas realizadas com maior precisão mostram que a energia emitida por segundo, por metro quadrado, e que chega ao topo da atmosfera da Terra (a constante solar) vale: f = 1, W/m2 (valor medido fora da atmosfera da Terra e que usamos para posteriores considerações), e com base na conservação da Quantidade de ...
O que significa a constante solar dar seu valor médio?
A constante solar é uma constante usada em astronomia que consiste na taxa à qual é recebida a energia solar, por unidade de área, no limite exterior da atmosfera terrestre para a distância média entre a Terra e o Sol. O seu valor é de 1,353 kW/m2.
Qual é a emissividade do Sol?
O Sol, com T~6000 K, emite centenas de milhares de vezes mais energia que a Terra, com T~288 K. ε é a emissividade do corpo; admite-se ε≅1 para superfícies vegetadas.
Qual a média em W m² de radiação solar na superfície da Terra?
No planeta Terra a quantidade de radiação solar diminui devido à absorção e dispersão na atmosfera, que é em média de 800-900 W/m².
Que Variáveis Compõem a constante solar?
A constante solar está relacionada com a magnitude aparente do Sol (a intensidade de seu brilho recebida pelo espectador) cujo valor é de -26,8; já que ambos os parâmetros vêm descrever o brilho observável do Sol, embora a magnitude se refira apenas ao espectro visível.
O que é a constante solar e explique o motivo da quantidade de energia que chega à superfície terrestre não ser igual a ela?
A constante solar A quantidade de energia radiante que chega ao limite da alta atmosfera recebe o nome de constante solar e tem um valor aproximado de 2 cal/(cm2/min). Apesar do nome, essa quantidade de energia varia de acordo com a distância entre o Sol e a Terra e também segundo a intensidade da atividade solar.
Qual a emissividade do ar?
Temperatura e emissividade Ainda nessas condições, podemos observar que a emissividade do solo para o ar é de aproximadamente 0,35, ao passo que a da neve é de 0,95.
O que é emissividade térmica?
Emissividade de um material, propriedade representada pela letra e ou ε, diz respeito a capacidade de emissão de energia por radiação da sua superfície. Possuem a capacidade de emitir energia eletromagnética todos os corpos a temperatura superior a zero Kelvin.
Como a radiação solar chega na superfície da Terra?
A radiação solar atravessa a atmosfera e chega até a superfície terrestre, aquecendo-a. Boa parte da radiação recebida é absorvida, sendo esta parte a responsável pelo aquecimento do planeta. Outra fração - a infravermelha - é refletida e não chega à Terra.
Como descrever a magnitude do Sol?
A constante solar e a magnitude do Sol são dois métodos de descrever o brilho aparente do Sol, embora a magnitude seja baseada somente na saída visual do Sol.
Qual a magnitude da radiação solar?
A constante solar inclui todos os tipos de radiação, não apenas a visível. A constante solar está relacionada com a magnitude aparente do Sol (a intensidade de seu brilho recebida pelo espectador) cujo valor é de -26,8; já que ambos os parâmetros vêm descrever o brilho observável do Sol, embora a magnitude se refira apenas ao espectro visível.
Como os constituintes atmosféricos mudam a direção dos raios solares?
Constituintes atmosféricos (aerossóis, partículas de poeira e gotículas de água, nuvens, nevoeiros, etc.) mudam a direção dos raios solares. Tal processo gera a radiação multi-direcional, denominada de difusa.
Qual a magnitude aparente do Sol?
A constante solar está relacionada com a magnitude aparente do Sol (a intensidade de seu brilho recebida pelo espectador) cujo valor é de -26,8; já que ambos os parâmetros vêm descrever o brilho observável do Sol, embora a magnitude se refira apenas ao espectro visível. Em 1838, Claude Pouillet fez a primeira estimativa da constante solar.