Qual a fórmula da deformação?
Índice
- Qual a fórmula da deformação?
- Como calcular a deformação sofrida por uma mola?
- O que é a força elástica?
- Como calcular a deformação de um material?
- Qual é a relação de proporcionalidade entre a força elástica e a deformação sofrida pela mola?
- Como calcular a deformação específica?
- Como faço pra descobrir a deformação da mola?
- O que é a constante elástica explique porque a força elástica é considerada restauradora?
- Como descrever as deformações?
- Qual a relação entre a tensão e a deformação?
- Como fazer uma deformação plástica?
- Como ocorre o deslocamento e deformação?
Qual a fórmula da deformação?
Segundo o Sistema Internacional (SI), a força (F) é medida em Newton (N), a constante elástica (K) em Newton por metro (N/m) e a variável (Δl)em metros (m). Obs: A variação da deformação sofrida Δl = L - L0, pode ser indicada por x. Note que L é o comprimento final da mola e L0, o comprimento inicial.
Como calcular a deformação sofrida por uma mola?
Deformação da mola ou elongação A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola.
O que é a força elástica?
A força elástica é definida a partir da lei de Hooke. Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto.
Como calcular a deformação de um material?
Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m.
Qual é a relação de proporcionalidade entre a força elástica e a deformação sofrida pela mola?
“Em regime elástico, a deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força aplicada.”
Como calcular a deformação específica?
Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m. Exemplo 2: Um extensômetro tem resistência nominal de 120 ohms e um fator K = 2,06.
Como faço pra descobrir a deformação da mola?
Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
- F = K . ...
- F: força aplicada no corpo elástico (N) ...
- Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.
O que é a constante elástica explique porque a força elástica é considerada restauradora?
A Constante Elástica da mola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza. ... ), possui sentido oposto ao vetor deformação (vetor força aplicada), isto é, possui sentido oposto à deformação, sendo a força elástica considerada uma força restauradora.
Como descrever as deformações?
Para esclarecimento das deformações, via definição matemática, toma-se um elemento infinitesimal (AB), como mostra a figura: Fig. 3 - Deslocamento e deformação Os pontos A e B passam para A’ e B’ respectivamente. Durante a deformação, o ponto A sofre um deslocamento u.
Qual a relação entre a tensão e a deformação?
Na lei de Hooke a constante de proporcionalidade entre a tensão e a deformação é o módulo de elasticidade, também conhecido como módulo de Young, E. Assim, a lei de Hooke estabelece uma relação linear entre a tensão e a deformação, linearidade que não se mantém à medida em que a deformação atinge altos valores.
Como fazer uma deformação plástica?
Por exemplo, ao entortar uma barra metálica (como na imagem acima), temos uma deformação plástica. Para fazer a barra ficar reta novamente, é preciso outra deformação plástica. Quando a ação externa provoca a ruptura do objeto, chamamos de deformação por ruptura. Por exemplo, ao esticar muito uma mola, ela pode quebrar.
Como ocorre o deslocamento e deformação?
Fig. 3 - Deslocamento e deformação Os pontos A e B passam para A’ e B’ respectivamente. Durante a deformação, o ponto A sofre um deslocamento u. O deslocamento do ponto B é , pois, além de u, comum a todo elemento , ocorre o alongamento no elemento.