Qual é a fórmula da terceira lei de Kepler?

Índice

Qual é a fórmula da terceira lei de Kepler?

Qual é a fórmula da terceira lei de Kepler?

A terceira lei de Kepler afirma que o quadrado do período orbital (T²) de um planeta é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol (R³). ... O raio médio da órbita, utilizado no cálculo da terceira lei de Kepler, é dado pela média entre os raios máximo e mínimo.

Qual o valor da constante de Kepler?

Aplicada a terceira lei de Kepler, a constante K assume o valor 1 e a relação fica resumida à expressão: que pode ser aplicada a todos os planetas do Sistema Solar, desde que as distâncias sejam fornecidas em unidades astronômicas e os períodos orbitais, em anos.

Qual a constante da Lei de Kepler?

T2 = Constante Essa relação mostra que, quanto mais distante um planeta estiver do Sol, maior será seu tempo de revolução ao redor da estrela. Para todos os planetas de nosso Sistema Solar, a relação acima possui praticamente o mesmo valor.

Como calcular o período de um planeta?

O quadrado do período de revolução de um planeta ao redor do Sol (T2) é diretamente proporcional ao cubo da distância que os separa (r3). Sabemos que as órbitas dos planetas são elípticas, porém, para a dedução da Terceira Lei de Kepler, vamos considerar uma órbita circular.

Quando um planeta se afasta do Sol a sua velocidade?

a velocidade de um planeta , em sua órbita , aumenta à medida que ele se afasta do sol ; ... o período de rotação de um planeta , em torno de seu eixo , é tanto maior quanto maior for seu o período de revolução ; o sol se encontra situado exatamente no centro da órbita elíptica descrita por um dado planeta .

Qual é o nome da terceira lei de Newton?

A Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) diz que para toda força de ação existe uma força de reação que possui o mesmo módulo e direção, porém em sentido contrário.

Qual é o valor da massa do Sol?

1,989 × 10^30 kg Sol/Massa

O que é a constante de gravitação universal?

A chamada constante da gravitação universal (G) entra na equação e determina a magnitude dessa força. Seu valor oficial de 6,67384 ± 0,00080 x 10-11 m3 kg-1s-2 foi calculado pelo Comitê de Dados para Ciência e Tecnologia a partir de uma média das medições feitas até 2010.

Como fazer a terceira lei de Kepler?

A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita. Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação.

Como calcular a órbita de um planeta?

A velocidade orbital (o quão rápido voa o satélite pelo espaço) é calculado multiplicando-se a velocidade angular pelo raio da órbita.

Quais são as três leis de Kepler?

Desta forma fica demonstrado que as tres leis de Kepler podem ser deduzidas das leis de Newton. A ``constante'' de Kepler depende portanto da soma das massas dos corpos. No caso dos planetas do sistema solar, que orbitam o Sol, esta soma é praticamente igual à massa do Sol, e portanto aproximadamente constante.

Como calcular o intervalo de tempo de Kepler?

Dessa forma, se um planeta demora o intervalo de tempo Δt1 para ir da posição 1 até a posição 2, determinando uma área A1, e um intervalo de tempo ∆t2 para ir da posição 3 até a posição 4, determinando uma área A2, pela segunda lei de Kepler temos que:

Será que a terceira lei de Kepler é válida para a terra?

A Terceira lei de Kepler, que acabamos de deduzir, também é válida em relação à Terra para o movimento da Lua e de satélites artificiais. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?

Postagens relacionadas: