O que é dízima periódica exemplo?
Índice
O que é dízima periódica exemplo?
Dízimas periódicas são números decimais em que, a partir de alguma casa decimal, um algarismo ou grupo de algarismos passa a se repetir infinitamente. Por exemplo: 0,33333… Números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração.
Como fazer cálculo de dízima periódica?
Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
Como calcular a dízima periódica de uma fração?
Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.
Como obter a fração geratriz de uma dízima periódica?
Existe outro método para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica simples, basta colocar o período no numerador da fração e, para cada algarismo que ele tiver, adicionar o 9.
Como saber se a dízima é simples ou composta?
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Quais os tipos de dízima periódica?
Existem dois tipos de dízima periódica, a simples, quando em sua parte decimal existe apenas o período, e a composta, quando a sua parte decimal é composta pelo período e pelo antiperíodo.
Como calcular a dízima periódica de 7 3?
7/3 = 6/3 + 1/3 = 2 + 1/3 = 2 + 0,333 = 2,333....