Qual o valor da força elástica?
Qual o valor da força elástica?
Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc. Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.
Qual é a unidade de força elástica No si?
A constante elástica é uma grandeza escalar, e a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o N/m (newton por metro).
Qual a fórmula utilizada para o cálculo da força elástica?
De acordo com a lei de Hooke, quando uma força é aplicada sobre uma mola, ela é capaz de deformar a mola, consequentemente, a mola produz uma força contrária à força externa, chamada de força elástica. Essa força torna-se maior de acordo com a deformação da mola. Veja a fórmula utilizada para o cálculo da força elástica:
Qual é o trabalho da força elástica?
Trabalho da força elástica Todo tipo de força na física é capaz de realizar um certo trabalho. Com a força elástica não é diferente, sendo que o seu trabalho é dado pela multiplicação do valor numérico da força elástica pelo deslocamento percebido após a sua aplicação.
Por que a força elástica não é constante?
Isso porque, como você deve se lembrar, a força elástica não é constante e, assim, temos: Fel = K . Δx F el: força elástica (N). K: constante elástica (N/m). Δx: deformação sofrida pelo corpo elástico (m). Note que, por essa força não ser constante, não podemos utilizar a fórmula para calcular o trabalho que estamos acostumados (τ = F .
Qual a importância da força elástica no ENEM?
Considerada uma das matérias de Física mais importantes dentro da mecânica clássica, a compreensão da força elástica, bem como o seu trabalho realizado, são conceitos que precisam estar muito bem esclarecidos nos estudantes que realizarão o Enem ao final do ano.