Como calcular a atividade de uma solução?

Índice

Como calcular a atividade de uma solução?

Como calcular a atividade de uma solução?

A atividade é proporcional à concentração, x, por um fator conhecido como coeficiente de atividade, γ, que leva em consideração outros íons em solução. Assim, numa solução ideal o coeficiente de atividade é aproximadamente igual a 1 e a atividade pode ser aproximada como igual à concentração.

Qual a importância da teoria de debye hückel para soluções eletrolíticas?

Teoria de Debye-Hückel na equação do potencial químico do eletrólito: - Temos que wi (energia de interação), cujo valor depende muito da concentração de íons, é que mais tem a ver com o desvio do comportamento ideal de uma solução eletrolítica.

Qual a força iônica do cloreto de cálcio?

(NaCl) = 0,001 mol/l a concentração dos íons Na + e Cl - é igualmente 0,001 mol/l. A força iônica devida a Nos eletrólitos com proporções de 1:2 ou 2:1, como, por exemplo, o cloreto de cálcio, a força iônica equivale ao triplo da concentração. No caso do cloreto de cálcio (

Por que a solução iônica tem mais partículas?

Ou seja, a solução iônica tem um número três vezes maior de partículas que a solução molecular de sacarose, embora ambas apresentem a mesma concentração molar. Note que não importa se as partículas são íons ou moléculas.

Como ocorre a dissolução do precipitado iônico?

A dissolução de um precipitado iônico ocorre frequentemente em um meio de alta constante dielétrica, no nosso caso a água, que reduz a força de atração entre os íons de carga oposta, facilitando a passagem desses íons para a solução.

Como funcionam os pares iônicos?

Devido à formação dos chamados pares iônicos, na maioria das vezes, a solução se comporta como se tivesse uma concentração efetivamenor que a concentração analítica. Assim, em diferentes processos nos quais a nossa solução 0,5 mol L-1de K 2SO4participasse, ela atuaria como se tivesse não 1,0 mol L-1K+, mas uma concentração efetiva de 0,89 mol L-1

Postagens relacionadas: