Quando é que uma solução está saturada?
Índice
- Quando é que uma solução está saturada?
- Como fazer cálculo de solubilidade?
- Como se faz uma solução super saturada?
- O que é uma solução saturada com corpo de fundo?
- O que quer dizer a palavra saturada?
- Quais são as soluções saturadas?
- Por que a solução saturada é mais densa?
- Como calcular a porcentagem em massa?
- Qual a massa de água necessária para dissolver?
Quando é que uma solução está saturada?
O estudante compreende que uma solução saturada é aquela que possui quantidade de soluto igual ao seu coeficiente de solubilidade, ou seja, possui quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido pelo solvente, a uma determinada temperatura.
Como fazer cálculo de solubilidade?
Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
Como se faz uma solução super saturada?
Uma solução supersaturada pode ser obtida por aquecimento de uma solução saturada com corpo de fundo, seguido por resfriamento lento para evitar a precipitação do excesso de soluto. Exemplo: 124,0 g de acetato de sódio dissolvidos em 100 g de água a 20oC.
O que é uma solução saturada com corpo de fundo?
A solução saturada com corpo de fundo ocorre no momento que o soluto extrapola (não muito) a quantidade que o solvente é capaz de dissolver. Por exemplo, ao dissolver açúcar em água e o açúcar for em uma quantidade maior que o coeficiente de solubilidade do solvente, sobrará um pouco de açúcar no fundo do copo.
O que quer dizer a palavra saturada?
adjetivo Completamente embebido; impregnado ou infiltrado em; que foi alvo de saturação: ar saturado. [Figurado] Cheio; que já não tem espaço; cuja quantidade chegou no mais alto nível: uma casa saturada de móveis. [Figurado] Aborrecido; que causa aborrecimento: ele estava saturado das aulas.
Quais são as soluções saturadas?
Acompanhe agora alguns exemplos de exercícios que envolvem soluções saturadas: 1º Exemplo: (UEM-PR) Um determinado sal X apresenta solubilidade de 12,5 gramas por 100 mL de água a 20 ºC. Imagine que quatro tubos contêm 20 mL de água cada e que as quantidades a seguir do sal X foram adicionadas a esses tubos:
Por que a solução saturada é mais densa?
Na imagem acima, podemos observar que a parte do soluto não dissolvida pelo solvente foi deslocada para o fundo, por ser mais densa. Como essa solução saturada apresenta mais de uma fase, deve ser chamada de solução saturada com precipitado, ou solução saturada com corpo de fundo.
Como calcular a porcentagem em massa?
Para calcular a porcentagem em massa, basta montar uma regra de três da seguinte forma: 2º Exemplo - (Uergs) O volume em litros de uma solução de HNO 3 0,1 mol.L –1 que deve ser adicionado a 5 litros de uma solução de HNO 3 0,5 mol.L –1 para obter uma concentração final igual a 0,2 mol.L –1 é a) 3. b) 6. c) 12.
Qual a massa de água necessária para dissolver?
Para dissolver os 18 gramas de KCl utilizados no preparo da solução, precisaríamos de apenas 40 g de H 2 O, sendo que em seu preparo foram utilizados 200 g de H 2 O. Assim, para determinar a massa de água evaporada, basta subtrair a massa de água utilizada pela massa de água realmente necessária para dissolver: