Como receber os 40 do FGTS?
Como receber os 40 do FGTS?
Em caso de demissão sem justa causa, a mudança é que os trabalhadores cadastrados no saque-aniversário não podem retirar a totalidade do FGTS. Devem seguir recebendo o pagamento do fundo de forma gradual, ano a ano. Ainda assim, o funcionário irá receber a multa rescisória de 40% paga pelo empregador.
Quem tem direito a multa dos 40% FGTS?
Quando os trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada são demitidos sem justa causa, possuem direito de receber a multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Como saber o quanto vou receber de FGTS?
O saldo poderá ser consultado pelos trabalhadores por meio do aplicativo FGTS ou pelo internet banking da Caixa. Depois de instalar o aplicativo do FGTS (Android ou iOS) no seu celular, selecione a opção 'Cadastre-se' e informe os dados pedidos.
Quais as mudanças na multa do FGTS?
Entender as mudanças na multa do FGTS é essencial para as rotinas do departamento pessoal e RH digital de empresas que querem reduzir os custos relacionados à tributação, uma vez que tal alteração impacta diretamente no recolhimento de tributos relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Qual a base de cálculo do FGTS para 2020?
Já durante 2020, a base de cálculo será R$ 2.500, devido ao aumento salarial: Portanto, a multa do FGTS será: Como falado, deve-se, ainda, retirar os valores devidos a título de INSS e IRRF. De acordo com a nova tabela, a alíquota para a faixa salarial de 1.500,00 é de 9% com o fator de dedução de 15,67.
Como calcular o saldo do FGTS?
Nos casos em que a demissão ocorre sem justa causa, é devido multa de 40% sobre o saldo do FGTS do período. Todavia, para saber o saldo, deve-se calcular o FGTS pago para cada mês, utilizando o salário mensal, e não apenas o último salário (como foi feito nos cálculos acima).
Será que a extinção da multa do FGTS afetará os direitos do trabalhador?
Além do mais, a Confederação Nacional da Indústria reforça que o fim da multa do FGTS não afetará os direitos do trabalhador, já que não elimina o valor rescisório da multa e sim o adicional. E como fica para o trabalhador? Muitos advogados afirmam que a extinção da multa do FGTS não apresenta impacto direto na vida e nos direitos do trabalhador.