Como calcular a medida do lado de um hexágono?

Índice

Como calcular a medida do lado de um hexágono?

Como calcular a medida do lado de um hexágono?

Como o triângulo e o hexágono são regulares, então os lados de cada um dos polígonos são iguais. Sendo assim, considere que x é a medida do lado do triângulo e que y é a medida do lado do hexágono. ou seja, x = y. x = 7.

Qual é a medida do lado de um hexágono regular cujo Apotema mede 3 cm?

De acordo com o enunciado, a medida da apótema é igual a 3 cm. Então, vamos igualar a fórmula acima a 3: . l = 6/√3.

Como calcular o Apotema de um hexágono regular?

Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.

Como calcular o lado do hexágono?

Sabemos que a área do hexágono regular é composta por seis triângulos equiláteros; portanto, calculamos pela mesma fórmula da área dos triângulos equiláteros, vamos ver: Olá! Como já sabemos o tamanho do lado do hexágono, podemos utilizar a seguinte fórmula: (3√3 s²)/ 2, onde s é o lado do hexágono.

Qual a medida do hexágono?

- Toda Matéria Hexágono é um polígono que possui seis lados delimitados por segmentados de reta. Essa figura plana é formada pela junção de seis triângulos equiláteros. Quando o hexágono é regular todos os lados possuem a mesma medida e seus ângulos internos são de 120º.

Como calcular a área de um hexágono?

Outra forma de calcular a área de um hexágono é utilizando o perímetro e o apótema. A fórmula utilizada é: O perímetro (p) corresponde à soma dos lados do polígono, ja o apótema ( ) é encontrado traçando uma linha entre o centro do hexágono e o ponto médio de um dos lados da figura.

Qual a fórmula do hexágono?

O apótema é a medida do centro do hexágono até o ponto médio de um dos seus lados. A fórmula da área do hexágono regular a partir do apótema é: Em que: P é o perímetro do hexágono (P = 6.L); a: apótema. Observe que o apótema corresponde a altura do triângulo equilátero, visto anteriormente. Assim, as duas fórmulas são equivalentes.

Postagens relacionadas: