O quê Comenius defendia?
Índice
- O quê Comenius defendia?
- Qual a finalidade da educação para Comenius?
- Qual a proposta didática e de educação de Comenius?
- Como era a educação na época de Comenius?
- Em que Comenius acreditava?
- Quais os principais fundamentos da obra de Comenius sobre a educação?
- Qual a importância de Pestalozzi para a educação especial?
- Qual a importância do pedagogo Herbart para a didática?
- Quais os elementos ainda atuais do pensamento de Comenius?
- Quais as condições para ensinar tudo a todos?
- Quem foi o maior discípulo de Comenius?
- Qual a origem da didática?
- Qual o ramo da didática?
- Qual o significado da didática no campo educacional?
O quê Comenius defendia?
Jan Amos Komensky defendia uma educação para a vida cotidiana, com sistematização de todos os conhecimentos e o estabelecimento de um sistema universal de educação, com oportunidades para as mulheres. Ele sustentou a ciência ao mesmo tempo que exaltava a majestade divina.
Qual a finalidade da educação para Comenius?
A finalidade da Educação para Comenius Comenius comparava a escola à oficina da humanidade, onde o homem aprenderia a ser realmente homem por meio da oportunização para o movimento, para o desdobramento da espontaneidade, das relações sociais, dos direitos e deveres e exercícios agradáveis de aprendizagem.
Qual a proposta didática e de educação de Comenius?
Seu ideal pedagógico era movido pelo preceito "Ensinar tudo a todos", o qual resumia as bases e as normas que regem o Homem no seu desempenho na esfera terrena, como criador de sua trajetória. ...
Como era a educação na época de Comenius?
Nascido na Morávia em 1592, atual República Tcheca, Comenius teve uma infância de privações e foi educado por uma escola rígida, com professores dominadores e crianças sendo tratadas como adultos. Palmatória em seu tempo de estudante era uma constante. No meio de tanta aridez, aprendeu a ler, escrever e a contar.
Em que Comenius acreditava?
Comênio acreditava que, por ser dotado de razão, o homem pode entender a si e a todas as coisas. Portanto, deve se dedicar a aprender e a ensinar. Seguindo esse pensamento, Comênio conclui que o mais importante na vida não é a contemplação e sim a ação, o "fazer".
Quais os principais fundamentos da obra de Comenius sobre a educação?
Os fundamentos de sua didática são o entendimento, a conservação e a práxis; por meio deles o indivíduo atinge três qualidades elementares – a aquisição de vastos conhecimentos, virtudes e religiosidade, que estão intimamente vinculadas aos dons do intelecto, da vontade e da memória.
Qual a importância de Pestalozzi para a educação especial?
Dar atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com as diferentes idades, era, para Pestalozzi, parte de uma missão maior do educador, a de saber ler e imitar a natureza - em que o método pedagógico deveria se inspirar.
Qual a importância do pedagogo Herbart para a didática?
Desse modo, Herbart criou uma teoria da educação que pretende interferir diretamente nos processos mentais do estudante como meio de orientar sua formação. Embora profundamente intelectualista, a pedagogia herbartiana tem como objetivo maior nem tanto o acúmulo de informações, mas a formação moral do estudante.
Quais os elementos ainda atuais do pensamento de Comenius?
Resenha: O pensamento pedagógico de Comenius Comenius foi um dos grandes pensadores do seu tempo, com um ensinamento muito além do que se esperava para aquela época, e ainda hoje são consideradas bastante atuais, modernizou a educação e seu pensamento influencia a educação até hoje.
Quais as condições para ensinar tudo a todos?
Nas palavras de Comenius (tradução de Joaquim Ferreira Gomes): "Nós ousamos prometer uma Didática Magna, isto é, um método universal de ensinar tudo a todos....
Didactica Magna | |
---|---|
Didática Magna | |
Páginas | 525 |
Edição portuguesa | |
Tradução | Joaquim Ferreira Gomes |
Quem foi o maior discípulo de Comenius?
A atuação principal de Comenius se concentrou em Amsterdã, cidade na qual ele permaneceu até sua morte, precedida pela fama em todo o continente europeu; entre seus discípulos encontram-se Jean-Jacques Rousseau, John Locke e J. H. Pestalozzi. Em 1649 ele contrai novo matrimônio.
Qual a origem da didática?
Termo de origem grega ( didaktiké ), a didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. Mais tarde Comenius atribuiu seu caráter pedagógico ao defini-la como a arte de ensinar.
Qual o ramo da didática?
Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizageme as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).
Qual o significado da didática no campo educacional?
Afinal, a partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática.