O que é a derivada implícita?

Índice

O que é a derivada implícita?

O que é a derivada implícita?

A derivação implícita é um método que permite a gente descobrir a derivada de uma função que só é mostrada implicitamente pra gente, como essa y=f(x). Nesse caso, não temos exatamente a função, mas uma relação que mistura x com y.

Como calcular Dy DX?

Por exemplo, x²+y²=1. A diferenciação implícita nos ajuda a encontrar dy/dx mesmo para relações como essa. Isso é feito usando a regra da cadeia e visualizando y como uma função implícita de x. Por exemplo, de acordo com a regra da cadeia, a derivada de y² é 2y⋅(dy/dx).

Como funciona a derivação?

As regras de derivação existem para facilitar os cálculos para descobrir a inclinação da reta tangente. ... Para determinar essa inclinação, deve-se calcular o limite abaixo. Dessa maneira, f ' (x) é a derivada da função f (x) e diz-se que f (x) é derivável no ponto p.

Quando usar derivação Logaritmica?

Conhecendo a derivada implícita, podemos utilizar um artifício para derivar determinadas funções que nos ajuda a não precisar usar a Regra do Produto e do Quociente em muitos dos casos, bem como nos ajuda para derivar caras como esse aqui.

Como fazer a derivação implícita?

Para isso ele pede que a gente faça derivação implícita. Lembra que a derivação se caracteriza por adicionar um . Para o primeiro termo, temos que derivar a raiz e depois adicionar, pela Regra da Cadeia, a derivada do que está dentro dela:

Qual a derivada da terceira derivada?

A terceira derivada tem-se o produto de duas funções, por isto aplica-se a propriedade da derivada do produto para obter: . Em seguida, aplica-se a regra da cadeia ao primeiro termo e a derivada da potência no segundo para ter-se: . Por fim, a derivada do termo que está do outro lado da igualdade, que é a derivada de uma constante

Como fazer a equação implícita?

Um exemplo de função na forma implícita é a equação da circunferência . Deste modo, neste post apresenta-se como fazer a Derivação implícita de uma equação. Até aqui estamos trabalhando com equações explícitas ou funções na forma explícita, em que f (x)=y estava isolada de uma lado da equação

Qual a derivada da potência?

Em seguida, aplica-se a regra da cadeia ao primeiro termo e a derivada da potência no segundo para ter-se: . Por fim, a derivada do termo que está do outro lado da igualdade, que é a derivada de uma constante . Concluído o cálculo de todas derivadas, deve-se substituir ao problema original .

Postagens relacionadas: