Qual é a moda de distribuição?
Qual é a moda de distribuição?
A moda, por definição, é o valor mais frequente da distribuição de frequências. Para variáveis discretas, a moda é facilmente definida pela simples verificação da tabela de frequências, sendo a moda atribuída ao tipo que tem maior frequência.
Como calcular a mediana quando se tem frequência?
Basicamente o que se faz é multiplicar cada valor da variável (ou ponto médio da classe) pela sua respectiva freqüência, somar os resultados destes produtos e dividir esta soma pelo número de observações.
Como podemos construir uma distribuição de freqüência?
Como sugestão, podemos tentar, se possível, um ajuste simétrico nos limites das classes das pontas (i.e., primeira e última) nas quais, usualmente, a quantidade de dados é menor. Ponto médio das classes x k = L inferior + ( L superior –L inferior ) / 2 Construindo uma distribuição de freqüência Determinação da freqüência das classes
Qual a segunda parte da tabela de frequências?
Você encontrará essa parte que explica a criação de tabela de frequências. Quanto à segunda parte, dos outros cálculos, o mesmo livro (ou material) deve ter uma parte para criação dessa tabela com intervalos.
Qual a frequência de cada variável?
Fi representa a frequência que cada valor da variável ocorre. Fr é a frequência relativa, Faq é a frequência acumulada e Xi.Fi é a multiplicação de cada valor da variável pela sua respectiva frequência. Sugiro que você pegue algum material ou livro de Estatística Básica. Você encontrará essa parte que explica a criação de tabela de frequências.
Como identificar a maior freqüência da classe?
Identifique a maior freqüência da classe na tabela e marque esse número (ou outro um pouco maior) na extremidade do eixo vertical; divida esse eixo em algumas partes e marque os valores correspondentes Desenhe um retângulo, para cada classe, com largura igual à largura da classe e com altura igual à freqüência da classe