Como medir a perda de inserção periodontal?

Índice

Como medir a perda de inserção periodontal?

Como medir a perda de inserção periodontal?

O grau de destruição que o periodonto apresenta num dado momento é medido por meio de uma sonda graduada em milímetros (sonda periodontal) (Figura 2). Com esse instrumento, podemos medir a profundidade do sulco gengival em seis faces por dente, bem como o nível de inserção.

O que é perda de inserção periodontal?

A Perda de Inserção Periodontal é a medida do NIC que representa a destruição acumulada dos tecidos periodontais.

O que causa perda de inserção?

A escovação traumática é um dos principais fatores causadores da perda de inserção. O fator escovação traumática é bastante amplo.

Qual a significância clínica da perda de inserção dental?

A perda de inserção clínica periodontal (PIP) tem sido indicada como parâmetro determinante para o estudo de indicadores de risco de periodontite crônica.

Qual a importância de medir o nível de inserção clínica?

A sondagem clínica com a sonda periodontal para medir as bolsas gengivais e o nível de inserção (“altura óssea”), ambos de precisão milimétrica, é indispensável para o diagnóstico de periodontite.

Quais são os fatores que influenciam a profundidade de sondagem?

Fatores a serem considerados durante a sondagem:

  • espessura da sonda.
  • mau posicionamento da sonda devido a fatores anatômicos ou presença de calculo.
  • pressão aplicada durante a sondagem.
  • grau de infiltrado inflamatório.
  • profundidade de bolsa ou nível de inserção pre-estimados.

Quais são os fatores indicadores de risco para o desenvolvimento de uma lesão Endo periodontal?

(2013), os principais fatores a serem considerados para tratamento adequado das lesões endo-periodontais, são a vitalidade pulpar e o tipo e a extensão do defeito periodontal. O diagnóstico da lesão endodôntica primária e da lesão periodontal primária geralmente não apresenta dificuldade clínica.

Qual é a etiologia da doença periodontal?

Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).

Quais as principais consequências da recessão gengival?

1.2 Consequências da retração gengival Muito além da estética, a retração também pode provocar outros problemas bucais, como a sensibilidade dentária e a cárie radicular, de acordo com o especialista Leonardo.

Será considerado saúde gengival quando o paciente não apresentar perda de inserção perda óssea radiográfica e quando não tiver sangramento a sondagem?

A Saúde Periodontal e a Saúde Gengival foram definidas de acordo com a presença ou ausência de perda de inserção clínica como Saúde clínica em um periodonto íntegro e Saúde clínica em um periodonto reduzido (Quadro 3). sangramento à sondagem em menos de 10% dos sítios e ausência de perda óssea radiográfica (Quadro 4).

Qual a quantidade de destruição periodontal?

A quantidade de destruição periodontal é proporcional à higiene bucal, fatores locais predisponentes, fatores de risco sistêmicos. Inflamação gengival e sangramento à sondagem na área da bolsa gengival, perda de inserção gengival e do osso alveolar e hiperplasia ou recessão gengival.

Como verificar se o paciente tem o periodonto normal ou alterado?

Verificar se o paciente tem as características de periodonto normal ou alterado Descobrir os Fatores Etiológicos: trauma na escovação, movimentação ortodôntica, presença de freios e DP. sondar todos os dentes, 6 sítios; vestibular, mesio-vestibular, disto-vestibular, lingual, mesio-lingual, disto-lingual

Qual a profundidade da bolsa periodontal?

A distância entre a margem gengival e o fundo da bolsa periodontal é então registrada como a profundidade de sondagem periodontal 2. Na figura acima, o nível de inserção pode ser calculado de acordo com a seguinte fórmula: Nota: Bolsas periodontais >4mm após tratamento periodontal ativo são denominadas bolsas residuais

Qual a causa do abcesso periodontal?

Abcesso periodontal: infecção aguda localizada dentro dos tecidos adjacentes a bolsa periodontal pode levar a destruição do LP e do osso alveolar com alterações do RX Abcesso pericoronariano: i nfecção aguda localizada na intimidade dos tecidos que rodeiam um dente parcialmente irrompido.

Postagens relacionadas: