Como se dá a reposição florestal?
Índice
- Como se dá a reposição florestal?
- O que é a reposição florestal obrigatória?
- O que é crédito de reposição florestal?
- O que é compensação florestal?
- O que são créditos de reposição florestal quem tem que comprar e quem pode vender esses créditos?
- O que é o que é reflorestamento?
- O que é Matéria-prima Florestal?
- Como funciona área de compensação?
- Qual é a reposição florestal?
- Qual a diferença entre a compensação florestal e a reposição florestal?
- Qual a obrigação de reposição florestal obrigatória?
- Como compensar o dano florestal?
Como se dá a reposição florestal?
A reposição florestal é a compensação do volume de matéria-prima extraído de vegetação natural pelo volume de matéria-prima resultante de plantio florestal para geração de estoque ou recuperação de cobertura florestal.
O que é a reposição florestal obrigatória?
A reposição florestal obrigatória é uma medida legal para mitigação, compensação ou reparação pelo corte de árvores nativas ou recuperação de áreas degradadas, conforme exposto nos artigos 8º e 15 do Capítulo II e no Art.
O que é crédito de reposição florestal?
Créditos de Reposição Florestal (CRF) são títulos que representam o volume de matéria-prima resultante do plantio florestal para geração de estoque ou recuperação da cobertura florestal.
O que é compensação florestal?
Já a compensação florestal é um instituto criado pelo Decreto nº 14.783/1993 do Distrito Federal. O referido normativo institui o Patrimônio Ecológico do Distrito Federal, determinando o tombamento de certas espécies arbóreas do cerrado.
O que são créditos de reposição florestal quem tem que comprar e quem pode vender esses créditos?
O que são Créditos de Reposição Florestal? ... Tais créditos propiciam estoque ou recuperação de cobertura florestal, de modo que a pessoa física ou jurídica que realizou um plantio voluntário pode vender seus créditos a quem esteja obrigado a realizar a reposição, nos termos da lei.
O que é o que é reflorestamento?
Florestamento significa o plantio em áreas onde, historicamente, não havia floresta; Reflorestamento é o plantio em áreas em que, historicamente, havia vegetação, mas que foram convertidas pelo ser humano para outros usos.
O que é Matéria-prima Florestal?
O PSS de empresas siderúrgicas, metalúrgicas ou outras que consumam grandes quantidades de carvão vegetal ou lenha estabelecerá a utilização exclusiva de matéria-prima oriunda de florestas plantadas ou de PMFS e será parte integrante do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.
Como funciona área de compensação?
A compensação ambiental em áreas preservadas ocorre por duas opções: arrendamento de área sob regime de servidão ambiental ou cadastramento em condomínio de outra área. Em ambos os casos, a área que receberá a compensação ambiental deverá ter excedente de cobertura vegetal e estar no mesmo bioma da área compensada.
Qual é a reposição florestal?
Reposição florestal. A reposição florestal é a compensação do volume de matéria-prima extraído de vegetação natural pelo volume de matéria-prima resultante de plantio florestal para geração de estoque ou recuperação de cobertura florestal.
Qual a diferença entre a compensação florestal e a reposição florestal?
Ressalta-se que a compensação florestal e a reposição florestal são tratadas por diferentes normativos, sendo a reposição florestal de matéria específica do Distrito Federal, inclusive. Demonstra-se as diferenças por meio da análise das regras específicas de cada tema e da verificação da aplicação prática de cada instituto.
Qual a obrigação de reposição florestal obrigatória?
O art. 2º, inc. III e o art. 5º da IN nº 01/2018 possibilita o cumprimento da obrigação de Reposição Florestal Obrigatória por conversão em projetos nos casos de obra de utilidade pública.
Como compensar o dano florestal?
O objetivo é o de compensar o dano florestal, não somente repondo a quantidade de árvores retiradas, mas com uma compensação em proporção maior do que o extraído, considerando-se a qualidade nativa das árvores e o dano do solo. Importante destacar que a norma é aplicada no caso de parcelamento do solo, urbanização ou edificação.