Como interpretar um ECG de um paciente com IAM?

Índice

Como interpretar um ECG de um paciente com IAM?

Como interpretar um ECG de um paciente com IAM?

O diagnóstico de IM por ECG é mais difícil quando existe padrão de bloqueio de ramo esquerdo, pois ele se assemelha às alterações do IMCST. A elevação do segmento ST concordante com o complexo QRS sugere fortemente IM da mesma forma que a elevação do segmento ST > 5 mm em pelo menos 2 derivações precordiais.

O que caracteriza um IAM no traçado de um ECG?

O sinal mais precoce de infarto agudo do miocárdio é um aplanamento do segmento ST, ou seja, seria a perda da discreta concavidade que existe normalmente na ascensão do segmento ST com duração transitória.

Quais as alterações clássicas em um ECG de um paciente com IAM?

Eletrocardiograma de infarto agudo A principal alteração nos estágios iniciais é o supradesnivelamento do segmento ST pelo menos em duas derivações contíguas. Em um paciente com dor torácica e elevação do segmento ST em duas o mais derivações contíguas se deve suspeitar um infarto agudo do miocárdio 2.

Como é realizado o diagnóstico de IAM?

O diagnostico do IAM é feito por meio de exames físicos, em que o cardiologista analisa todos os sintomas descritos pelo paciente, além do eletrocardiograma, que é um dos principais critérios de diagnóstico do infarto.

O que representa o segmento ST no ECG?

SEGMENTO ST: É o segmento de linha que une o complexo QRS à onda T. ... INTERVALO QT: É o intervalo medido do início do QRS ao término da onda T. Representa a sístole elétrica ventricular, que é o tempo total da despolarização e da repolarização dos ventrículos no ECG. O Intervalo QT varia com a frequência cardíaca.

Quais as principais alterações no eletrocardiograma podemos encontrar em pacientes com infarto agudo do miocárdio?

Nas síndromes coronarianas agudas podem aparecer três tipos de alterações no ECG14: onda Q anormal: a anormalidade se verifica quando a onda Q é maior do que um terço do complexo QRS, indicando que há uma área miocárdica que está eletricamente inativa, ou seja, infartada; onda T invertida; elevação do segmento ST: ...

Qual o CID do infarto agudo do miocárdio?

CID 10 I21 Infarto agudo do miocárdio – Doenças CID-10.

São exames que auxiliam o diagnóstico de IAM?

O ECG é o exame mais simples no diagnóstico do IAM, o primeiro a ser utilizado na chegada do paciente ao pronto atendimento, que junto a dosagem dos marcadores de lesão miocárdica auxiliam no diagnóstico e na diferenciação das causas de dor torácica (MISSAGLIA; NERIS; SILVA, 2013; ROCHA et al., 2012).

Qual seria o exame laboratorial considerado como marcador ouro para o diagnóstico de IAM?

As troponinas são consideradas o padrao-ouro, devendo-se considerar que elas podem se elevar diante de pequenos (micro) infartos, mesmo em ausência de elevação da CK-MB.

O que significa as derivações do ECG?

Existem três derivações periféricas bipolares (D1, D2 e D3) e três derivações periféricas unipolares (aVR, aVL e aVF). Dados sobre o plano horizontal do coração são avaliados a partir das seis derivações precordiais: V1, V2, V3, V4, V5 e V6.

Postagens relacionadas: