Como calcular a resolução de um instrumento?

Índice

Como calcular a resolução de um instrumento?

Como calcular a resolução de um instrumento?

Resumidamente podemos definir que: a resolução deve ser 1/10 da tolerância do processo, a faixa de medição do instrumento deve estar em acordo com o valor a ser medido e a precisão do instrumento deve ser de 1/3 da tolerância do processo.

Como se calcula a resolução de um Paquimetro?

O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).

O que é resolução de um multimetro?

A resolução é dada pelo número de dígitos que é possível observar na tela. Exemplo 1: Multímetro com resolução de 3 ½ dígitos: apresenta 3 dígitos que podem tomar valores entre 0 e 9, e um quarto dígito que pode tomar valor 0 ou 1.

O que é a sensibilidade de um instrumento?

A sensibilidade de um instrumento de medição está relacionada à menor variação da grandeza medida, que causa uma variação perceptível na indicação correspondente.

Como é feita a leitura de um paquímetro?

Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro . Em seguida, você deve contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.

O que é resolução Paquimetro?

O nônio é uma escala auxiliar que permite a leitura de medidas menores que as divisões da escala fixa. Proporciona uma medida com resolução menor e mais precisa. Dito isso, a resposta correta é: A resolução de um paquímetro é a menor medida do nônio.

Postagens relacionadas: