O que é a confiabilidade na manutenção?
O que é a confiabilidade na manutenção?
O que é confiabilidade na manutenção? ... Confiabilidade é a possibilidade de um item, componente, equipamento, máquina ou sistema desempenhar a sua função determinada dentro de um projeto, de acordo com as condições de operação, em um intervalo definido de tempo.
O que é análise de falhas na manutenção mecânica e qual a sua importância?
Uma tarefa de fundamental importância para quem deseja ser um profissional atuante em Manutenção Centrada em Confiabilidade é a Análise de Falhas. O processo de Análise de Falhas consiste em analisar a ocorrência de um determinado problema, sua severidade e encontrar a sua causa raiz.
Qual o objetivo da análise de falhas?
A análise de falhas é uma ação planejada que visa prevenir e avaliar não conformidades em processos. Portanto, a grosso modo, ela busca identificar a possibilidade de que algo aconteça fora do planejado, reconhecer o que seria esse desvio e levantar insights para tratá-lo.
Quais são as taxas de falha?
As taxas de falha são uma consideração importante na engenharia. Eles são usados para determinar a confiabilidade de um sistema ou de um componente em um sistema.
Como funciona a taxa de falha em forma de banheira?
Função de taxa de falha em forma de banheira. Vários produtos têm taxas de falha que seguem a curva da "banheira". A taxa de falha é frequentemente alta inicialmente, baixa no centro e alta novamente no final da vida. Assim, a curva resultante dos três períodos de falha frequentemente lembra a forma de uma banheira.
Qual a probabilidade de falhar com o tempo?
Indica que os itens têm mais probabilidade de falhar com o tempo. Por exemplo, diversos itens mecânicos que são propensos ao estresse ou fadiga têm um risco aumentado de falha durante a vida útil do produto. Os engenheiros podem usar um teste para simular estresse por desgaste.