Como calcular a resistência equivalente de um circuito em paralelo?
Índice
Como calcular a resistência equivalente de um circuito em paralelo?
Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.
Como funciona o circuito em paralelo?
Circuito Elétrico em paralelo é aquele em que existe uma associação onde a corrente elétrica se divide ao longo do circuito. Isso acontece para que haja tensão elétrica constante em todos os pontos.
Qual o valor total da tensão do circuito paralelo?
Use o valor total da tensão para encontrar a tensão de cada resistor. Se você souber o valor total da tensão do circuito inteiro, a resposta vai ser surpreendentemente fácil. Cada fio paralelo tem a mesma tensão que o circuito inteiro. Vamos dizer que o circuito com dois resistores em paralelo é alimentado por uma bateria de 6 volts.
Como calcular o circuito paralelo?
Circuito Paralelo: Como Calcular? Um dos fatores que determinam qual será a corrente elétrica gasta em uns circuitos e a tensão em outros são os resistores! Saber calcular a total resistência em paralelo do seu circuito é de suma importância para o correto dimensionamento do mesmo.
Como calcular a tensão total do circuito?
Some todas as tensões encontradas e veja se ela confere com a tensão total do circuito. Se os números não baterem, volte e veja onde você errou. No exemplo usado, 2,4 + 3,6 + 6,0 = 12 volts, a tensão do circuito todo. Se a resposta estiver quase igual (como 11,97 em vez de 12), você provavelmente arredondou algum número em alguma etapa.
Qual a intensidade total de corrente em um circuito paralelo?
Como mostra a figura, a intensidade total de corrente do circuito é igual à soma das intensidades medidas sobre cada resistor, ou seja: E por esta expressão, já que a intensidade da corrente e a tensão são mantidas, podemos concluir que a resistência total em um circuito em paralelo é dada por: