Como calcular a pressão no tubo de Venturi?
Índice
- Como calcular a pressão no tubo de Venturi?
- Como calcular Venturi?
- Quanto menor a pressão maior velocidade?
- O que faz um Rotametro?
- Quando se mede a vazão de gases ou de vapores?
- Qual a pressão diferencial de um medidor de vazão?
- Qual a escala de um medidor de vazão?
- Qual o instrumento de medição de vazão de líquidos?
Como calcular a pressão no tubo de Venturi?
p1 + ½ ρ.v12 = constante Os termos dessa equação são: p = Pressão exercida pelo fluido (pa); ρ = densidade do fluido (kg/m3); v = Velocidade de escoamento (m/s).
Como calcular Venturi?
O cálculo de um tubo venturi ou outro dispositivo semelhante consiste em determinar a relação entre o diâmetro da seção central e o diâmetro da tubulação, a partir de uma pressão diferencial desejada. Inversamente, pode-se adquirir o tubo venturi com dimensões “standard”, e calcular a pressão diferencial.
Quanto menor a pressão maior velocidade?
Caso você meça a pressão que o fluido exerce sobre as paredes de um tubo, você verá que a pressão irá variar dependendo da velocidade com que o fluido escoa. Sendo assim, quanto maior for a velocidade com que o fluido escoa, menor será a pressão sobre a parede do tubo.
O que faz um Rotametro?
O que são rotâmetros? O rotâmetro é um medidor de vazão industrial utilizado para medir a taxa de vazão de líquidos e gases.
Quando se mede a vazão de gases ou de vapores?
Quando se mede a Vazão de gases ou de vapores, a equação (5.7) se escreve da forma: A equação (5.9) mostra que a medição é afetada por P a (pressão absoluta) e T a (temperatura absoluta) do gás. Caso haja variações nesses valores, é necessário medir-se a pressão e a temperatura, e efetuar-se a correção necessária.
Qual a pressão diferencial de um medidor de vazão?
Se a Vazão for reduzida à metade, ou seja, 5m 3 /min, a pressão diferencial passa a ser de 25”H 2 O, ou seja, ¼ da anterior. A escala de um medidor de Vazão do tipo de pressão diferencial será, por conseguinte, “quadrática”, não linear, e só permite leitura precisa para vazões superiores a cerca de 30% da vazão máxima (fig.2).
Qual a escala de um medidor de vazão?
A escala de um medidor de Vazão do tipo de pressão diferencial será, por conseguinte, “quadrática”, não linear, e só permite leitura precisa para vazões superiores a cerca de 30% da vazão máxima (fig.2). Quando se mede a Vazão de gases ou de vapores, a equação (5.7) se escreve da forma:
Qual o instrumento de medição de vazão de líquidos?
Na medição de Vazão de líquidos, gases e vapores pode-se utilizar um dos seguintes tipos de instrumentos: Medidores de pressão diferencial variável (área constante): placas de orifício, bocais, venturis, tubos de pilot, cunhas, etc.