Como medir a velocidade de um motor?

Índice

Como medir a velocidade de um motor?

Como medir a velocidade de um motor?

Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha.

Como calcular a velocidade Sincrona de um motor?

O fator que necessita do escorregamento é quando desejamos saber a velocidade síncrona do motor (ns), essa velocidade nada mais do que a velocidade estabelecida pelo campo girante, esse cálculo consiste na multiplicação da frequência por uma constate de 120 dividido pelo número de polos.

Como se mede o RPM?

O ponteiro dos segundos de um relógio analógico movimenta-se à velocidade de 1 rpm. Os discos de goma-laca rodam a velocidades de 78 rpm (os mais antigos), enquanto os discos de vinil (mais modernos, conquanto superados) rodam a velocidades típicas de 45 rpm (intermediários) ou 33⅓ rpm (os mais recentes).

Qual a velocidade real do motor elétrico?

Sendo assim a velocidade real no eixo do motor elétrico será a diferença entre a velocidade síncrona e o escorregamento. Esta recebe o nome de Velocidade Nominal. A fórmula fica assim:

Como fazer o controle de velocidade de um motor CC?

Assim o controle de velocidade de um motor CC pode ser feito por meio da variação da tensão de armadura mantendo-se um fluxo constante (excitação independente). Pode-se ainda manter uma alimentação constante e diminuir o fluxo (diminuir corrente de campo já que são proporcionais).

Como calcular a rotação dos motores elétricos?

Para calcularmos a rotação dos motores elétricos devemos conhecer a frequência da rede e o número de polos do motor. O cálculo é simples e feito pela seguinte fórmula: n = f. 60 / p

Como calcular o escorregamento do motor elétrico?

Nesse artigo nosso objetivo é em abordar o fator velocidade de motores elétricos, reforçando o cálculo de escorregamento do motor. Saber calcular o escorregando é um fator crucial para muitos processos industriais, local esse em que se possui maior exigência de uso desses motores.

Postagens relacionadas: