Como calcular a área de um polígono regular?
Como calcular a área de um polígono regular?
Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
Como calcular valor do apótema?
Como calcular o apótema
- Área: A = (L².√3)/4 ou A = (3.L)/2 . a.
- Perímetro: P = 3.L.
- Altura: h = (L.√3)/2.
- Apótema: a = (L.√3)/6 = R/2.
- Raio da circunferência inscrita: r = (L.√3)/6.
- Raio da circunferência circunscrita: R = (L.√3)/3.
Como encontrar a área de um pentágono?
A área de um pentágono pode ser encontrada através de maneiras diferentes. Acompanhe este artigo até o final e aprenda de forma simples o cálculo da área do pentágono. Primeiramente, você deverá aplicar esse método em pentágonos regulares, possuidores de cinco lados iguais.
Como é calculado o pentágono regular?
Na maioria dos casos, são utilizados pentágono regular, muito explorado nos exercícios e enunciados. Neste artigo vamos mostrar como é calculado a área do pentágono sem mistérios e complicações.
Como multiplicar a área do Pentágono?
Multiplique por cinco para descobrir a área total. Dividimos o pentágono em cinco triângulos iguais. Para calcular a área total, basta multiplicar a área de um dos triângulos por cinco. Em nosso exemplo, A (pentágono completo) = 5 × A (triângulo) = 5 × 3 = 15 unidades quadradas.
Qual a fórmula do perímetro do Pentágono?
O número correspondente ao perímetro será utilizado mais adiante na fórmula geral para cálculo da área de pentágono. Como essa figura geométrica tem 5 lados, a fórmula do perímetro do pentágono é: Identificados os números correspondentes ao apótema e perímetro do pentágono, o passo seguinte é aplicar a fórmula geral, que é: