Como calcular a taxa de desconto simples?

Índice

Como calcular a taxa de desconto simples?

Como calcular a taxa de desconto simples?

A = N – d, lembrando que d = N * i * n. É importante ressaltar que as operações de desconto comercial devem ser efetuadas em períodos de curto prazo, já que em períodos longos o valor do desconto pode ser maior que o valor nominal do título.

Qual é a taxa de desconto?

A taxa de desconto é o cálculo aplicado sobre um valor futuro para determinar sua equivalência no presente. Esse método é usado para a análise de retorno de investimentos. Essa ponderação é necessária porque, em finanças, dois valores só são comparáveis se forem considerados em um mesmo período de tempo.

Como calcular a taxa de desconto do VPL?

O VPL é calculado para o projeto 1 no espaço B13 utilizando a fórmula =VPL(B1;B5:B11)+B4 e o segundo VPL para o projeto 2 com a fórmula =VPL(C1;C5:C11)+C4. Além disso, é possível também calcularmos o valor da TIR para comparar com a Taxa Mínima de Atratividade destes projetos.

Qual é a fórmula da taxa de desconto?

A fórmula taxa de desconto mais conhecida é a WACC ou Weighted Average Capital Cost (Custo médio ponderado do capital). Através do WACC, o nível de atratividade de um investimento é analisado. Isso significa que será calculado o retorno esperado de um investimento e, posteriormente, ele será comparado com outras aplicações.

Qual o cálculo de desconto?

Cálculo de desconto. Cálculo de desconto de duplicatas, desconto de recebíveis de cartão de crédito ou de quaisquer outros títulos são operações simples do ponto de vista matemático.

Por que a taxa de desconto é útil?

Além da decisão dos investidores, a taxa de desconto também é útil dentro das empresas, no momento em que elas precisam decidir se vão tomar capital de terceiros ou se devem aproveitar o capital próprio em seus negócios. Essa é uma questão de longo prazo, que mexe diretamente com a rentabilidade do dinheiro alocado.

Qual a taxa de desconto de uma empresa?

Com isso, essa taxa de desconto corresponde à média de todos os custos de recursos utilizados pela empresa ponderados pelo montante correspondente a cada a cada recurso. A empresa tem um custo de capital próprio de 12% ao ano e o valor de mercado de suas ações é de R$ 20 milhões.

Postagens relacionadas: