Como calcular a área de um triângulo em um plano cartesiano?
Como calcular a área de um triângulo em um plano cartesiano?
Considere o triângulo de vértices A(xA, yA), B(xB, yB) e C(xC, yC), veja a sua representação em um plano cartesiano: A partir dessa representação podemos dizer que o cálculo da área (A) de um triângulo através dos conhecimentos da geometria analítica é dado pelo determinante dos vértices dividido por dois.
Como calcular a área de um triângulo?
Como calcular a área de um triângulo? Na maioria das situações, usamos as medidas da base e da altura de um triângulo para calcular a sua área. Considere o triângulo representado abaixo, sua área será calculada, usando a seguinte fórmula: O triângulo retângulo possui um ângulo reto (90º), e dois ângulos agudos (menores que 90º).
Qual a área de um triângulo retângulo?
Considere o triângulo representado abaixo, sua área será calculada, usando a seguinte fórmula: O triângulo retângulo possui um ângulo reto (90º), e dois ângulos agudos (menores que 90º). Desta maneira, das três alturas de um triângulo retângulo, duas coincidem com os lados desse triângulo.
Como calcular o perímetro de um triângulo?
Calcular o perímetro de um triângulo é muito fácil! Basta somar a medida do comprimento de cada lado, e então você terá o perímetro. A única figura geométrica que precisa de uma fórmula para o perímetro é o círculo, que é a multiplicação do diâmetro (medida da linha traçada no centro do circulo) pelo número constante (pi = 3,16 aproximadamente).
Como calcular a altura do triângulo?
Para a maioria dos triângulos, o cálculo da área segue a seguinte forma: pegamos a medida da base e multiplicamos pela sua altura, dividimos o resultado desse produto por 2. Dessa forma, para a maioria dos triângulos usamos a seguinte fórmula: Onde: h: é a altura do triângulo.