Qual a diferença entre associação de resistores em paralelo e em série?

Índice

Qual a diferença entre associação de resistores em paralelo e em série?

Qual a diferença entre associação de resistores em paralelo e em série?

Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.

O que um resistor?

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. ... A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.

Quais são as características de uma associação de resistores em série?

Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes. ... Uma característica muito importante da associação de resistores em série é que todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica.

É um exemplo de associação de resistores em série?

Na associação em série, a corrente elétrica é igual para todos os resistores. ... Tal lei nos informa que a queda de tensão elétrica total no circuito (UT), medida em volts (V), é dada pela soma das quedas de tensão individuais (U1, U2 e U3), provocadas pelas resistências de cada um dos resistores (R1, R2 e R3).

Como calcular a resistência de dois resistores em paralelo?

Para calcularmos a resistência equivalente na associação de resistores em paralelo, fazemos a soma do inverso das resistências individuais: Para o caso em que se deseja calcular a resistência de somente dois resistores em paralelo, é possível fazê-lo por meio do produto pela soma das resistências individuais.

Como os resistores podem ser associados?

Os resistores podem ser associados de três maneiras básicas que são: associação em série, associação em paralelo e associação mista. Associação em Série Esse é o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica.

Qual a tensão dos resistores?

E pelos resistores está passando uma corrente elétrica (i). Isso nos diz que: Caso você tenha apenas dois resistores em paralelo, pode usar a seguinte fórmula: Req = (R1 . R2)/ (R1 + R2) E sobre a tensão, já vimos que ela é igual em todos os resistores.

Como calcular a resistência desse conjunto de resistores?

Para que calculemos a resistência equivalente desse conjunto de resistores, quando associados em paralelo, devemos fazer o seguinte cálculo, observe: Para fazermos o cálculo apresentado, foi necessário que calculássemos o mínimo múltiplo comum entre os numeradores 10, 20, 30 e 40.

Postagens relacionadas: