Como pedir aposentadoria híbrida no meu INSS?

Índice

Como pedir aposentadoria híbrida no meu INSS?

Como pedir aposentadoria híbrida no meu INSS?

Etapas para solicitação da aposentadoria híbrida INSS

  1. Acessar o site do Meu INSS;
  2. Fazer login no sistema, na opção Agendamentos/Requerimentos, clicar em “novo requerimento”;
  3. Digitar no campo “pesquisar” a palavra “aposentadoria” e selecionar o serviço desejado;

Qual a idade que a pessoa deve ter para aposentadoria híbrida?

Atualmente, a idade mínima para dar entrada na aposentadoria híbrida é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Para quem adquiriu o direito ao benefício até 19, a idade mínima das mulheres cai para 60 anos.

Qual o salário da aposentadoria híbrida?

Nas novas regras, o valor do benefício será de 60% + 4% (2 anos que excederam 15 anos de contribuição) = 64% de R$ 2.000,00, ou seja, R$ 1.280,00.

Como é a aposentadoria híbrida?

A aposentadoria híbrida, também chamada de aposentadoria mista, é um tipo de aposentadoria que soma o tempo de trabalho rural com o tempo de trabalho urbano para completar a carência exigida. ... Dessa forma, o cidadão pode aproveitar o tempo de trabalho em zonas diferentes para conseguir sua aposentadoria.

Como somar tempo rural com urbano?

Segundo a Lei 11.718/08 e a Lei 8.213/91, é possível somar os requisitos da aposentadoria por idade rural e urbana. Desde junho de 2008 tem sido permitida a soma de períodos de trabalho e/ou de contribuições em categorias de segurado diferentes, para que seja completado o tempo mínimo.

Pode juntar tempo rural com urbano?

Vinícius Domingues: Não existe um tempo mínimo trabalhado na área rural ou na área urbana. Por ser uma aposentadoria híbrida, a única exigência da lei é que você, que o segurado tenha trabalhado tanto na lavoura, na roça, no campo, quanto na cidade. Você pode utilizar pode ser por um ano, dois anos, dez, 15.

Quais os requisitos para a aposentadoria híbrida?

O fundamental é a soma do período de atividade rural com pagamentos facultativos/individuais ou proveniente de vínculos de emprego. Completando-se, no mínimo, 15 anos de tempo e possuindo a idade mínima determinada pelo INSS, torna-se possível a aposentadoria por idade, na modalidade híbrida.

Como incluir o tempo rural na aposentadoria?

3. Que documentos você precisa para comprovar o trabalho rural?

  1. Contrato individual de trabalho ou CTPS;
  2. Contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural;
  3. Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
  4. Registro de imóvel rural;
  5. Comprovante de cadastro do INCRA;
  6. Bloco de notas do produtor rural;

Como fazer averbação de tempo de serviço rural?

Após o tempo rural reconhecido e indenizado, o servidor pode requerer ao regime próprio a averbação daquele tempo, bastando um requerimento administrativo perante o órgão, acompanhado da Certidão de tempo rural emitida pelo INSS e as guias de recolhimento.

Qual a comprovação da aposentadoria híbrida?

A comprovação da atividade rural para concessão da aposentadoria híbrida segue, por óbvio, os mesmos parâmetros de qualquer outro benefício, inclusive da aposentadoria por idade rural. Recentemente, a Lei 13.846, de 18 de junho de 2019, trouxe algumas mudanças na comprovação do labor rural, conforme destaquei em texto publicado à época.

Qual a idade para a aposentadoria por idade híbrida?

Anteriormente à vigência da EC 103/2019 (reforma da previdência), os requisitos para concessão da aposentadoria por idade híbrida eram 180 meses de carência (tempo rural e urbano) e idade de 60 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.

Como calcular a sua aposentadoria?

Agora se você se aposentou com as regras vigentes a partir da Reforma da Previdência (19), a sua aposentadoria será calculada assim: será feito o cálculo do Salário de Benefício (SB) também. A novidade agora é que o SB é calculado com a média de todos (100%) os seus salários.

Quando chegaria a contribuição para aposentadoria?

Se fossemos pegar a Regra de Transição da Aposentadoria por Idade, esse requisito da contribuição seria aumentada em 6 meses a cada ano, a partir de 2020, até chegar em 20 anos de contribuição, somente lá em 2029. Nesse exemplo que eu dei, a pessoa conseguiria se aposentar em maio de 2020, onde alcançaria 15 anos e 6 meses de contribuição.

Postagens relacionadas: