Como fazer o cálculo de carga de iluminação?
Como fazer o cálculo de carga de iluminação?
Como alternativa à NBR 5413 pode ser adotado o seguinte critério na determinação de cargas de iluminação: Em cômodos com área igual ou inferior a 6m², deve ser prevista uma carga de no mínimo 100VA. Em cômodos com área superior a 6m², deve ser acrescido 60VA para cada aumento de 4m² inteiros.
Como dimensionar ponto de iluminação?
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Qual a potência de uma tomada elétrica?
Já a potência da tomada deve ser superior ao equipamento que nela será ligado, lembrando que essas tomadas irão receber equipamentos que solicitam corrente superior ou igual a 10 amperes. Lembrando que ambos os circuito elétricos instalados devem possuir um aterramento próprio, ou seja, fazer o aterramento do quadro de distribuição.
Como pode ser utilizado o tipo de tomada?
Basicamente esse tipo de tomada pode ser utilizado, como por exemplo em um forno que apresente uma corrente maior que 10 A, neste caso deve ser separado uma tomada exclusiva para o mesmo, e no quadro de distribuição terá que apresentar um disjuntor para ele, e um circuito específico para a TUE.
Qual a quantidade de tomadas para uma área de 6m2?
Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada; Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto; Cozinhas, copas, e áreas de serviço: 1 tomada a cada 3,5m ou perímetro fracionado, lembrando que deve-se haver ao menos 1 TUG em cima de cada pia;
Qual a quantidade de tomadas para uma área de serviço?
Ou seja, um local com 6 metro de perímetro que for uma área de serviço terá a seguinte quantidade de tomadas: Sendo assim essa área de serviços devemos prever ao menos 2 tomadas, ou seja, sempre arredondados os valores para o próximo acima.