Como calcular a concentração de uma solução?
Como calcular a concentração de uma solução?
Existem diversas formas de calcular a concentração de uma solução e diferentes unidades de medidas podem ser utilizadas. Tipos e formas de calcular a concentração Concentração comum. A concentração comum é a relação estabelecida entre a massa do soluto e o volume da solução. Ela é expressa através da seguinte fórmula: C = m ...
Como é calculada a Concentração Comum?
C = 10 g/L A unidade no SI para a Concentração Comum é g/L. No entanto, pode-se expressar essa grandeza utilizando outras unidades que também mostrem a relação entre a massa do soluto e o volume da solução, tais como: g/mL, g/m3, mg/L, kg/mL etc.
Como calcular a concentração comum?
Tipos e formas de calcular a concentração Concentração comum. A concentração comum é a relação estabelecida entre a massa do soluto e o volume da solução. Ela é expressa através da seguinte fórmula: C = m / V. Onde: C = concentração comum, em g/L m = massa do soluto, em g V = volume da solução, em L
Por que não alterar a concentração em massa da solução?
Se não alterarmos a quantidade de soluto nem de solvente, a concentração será a mesma em qualquer alíquota da solução. Isso acontece porque, se por um lado o volume é menor, a massa de soluto dissolvido também é menor, de modo proporcional. Assim, a concentração em massa não depende da quantidade da solução.
Qual a unidade utilizada para o cálculo da massa?
A unidade utilizada, rotineiramente, é g/L – isso quando a massa do souto estiver em gramas e o volume estiver em litros (L). É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona a massa (m) e volume (V), como podemos observar na expressão a seguir: