Como calcular diferencial de alíquota ativo imobilizado?

Índice

Como calcular diferencial de alíquota ativo imobilizado?

Como calcular diferencial de alíquota ativo imobilizado?

DIFAL - Como calcular o valor do Diferencial de Alíquota no recebimento

  1. Acesse Tributos / Aplicação do Produto;
  2. Selecione uma aplicação do produto com a Destinação do tipo Ativo Imobilizado ou Uso e/ou Consumo próprio;
  3. Acesse a aba ICMS e marque a opção Gera diferencial de alíquota na entrada:

Como calcular o Difal St?

“ICMS ST DIFAL = [(V oper - ICMS origem) / (1 - ALQ interna)] x ALQ interna - (V oper x ALQ interestadual)”, ICMS ST DIFAL= [(10.000,,00) / (1- 0,18)] x 0,18 - (10.000,00 x 0,12), resulta em: [ 8.800,00/0,82] x 0,18 - (1200,00); 10,731,71 x 0,18 – (1.200,00); 1931,,00 = Difal será R$ 731,71.

O que é St e Difal?

E um dos impostos mais complicados de se lidar é o ICMS ( Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), nas modalidades ST (Substituição Tributária) e DIFAL (Diferencial de Alíquota) sobre produtos comprados de fornecedores de outros estados.

Como efetuar o cálculo do diferencial de aliquotas?

Neste caso, se a mercadoria for Substituição Tributaria também no estado do comprador, cabe ao vendedor efetuar o cálculo do Diferencial de aliquotas na saída, quesito obrigatório para que a mercadoria atravesse a barreira, calculando e efetuando o pagamento através de um GNRE.

Qual a exigência do diferencial de alíquota?

Nesta oportunidade, abordaremos os aspectos relativos à exigência do diferencial de alíquota, nas aquisições de mercadorias ou serviços de outros Estados e do Distrito Federal, destinadas a uso ou consumo ou ativo imobilizado, com fundamento no RICMS-MG, aprovado pelo Decreto nº 43.080/02.

Qual o fato gerador do diferencial de alíquotas?

A diferença existente entre as alíquotas interna e interestadual é objeto de cumprimento de obrigação de pagar o ICMS, atribuída ao contribuinte do Estado destinatário da mercadoria ou do serviço. 2. FATO GERADOR Nos termos do art. 2º, incisos II e III, da Parte Geral do RICMS-MG, o fato gerador do diferencial de alíquotas ocorre:

Como calcular o ICMS diferencial de alíquotas?

O Conforme abordamos em artigo destinado a explicar o ICMS Diferencial de Alíquotas, a regra comumente utilizada para calcular o chamado ICMS DIFAL consiste na diferença entre as alíquotas de origem e destino, aplicada sobre o valor da operação, que é o valor das mercadorias constante em documento fiscal.

Postagens relacionadas: