Como determinar o domínio de uma função com raiz?

Índice

Como determinar o domínio de uma função com raiz?

Como determinar o domínio de uma função com raiz?

Nos números reais, o radicando de uma raiz de índice não pode ser negativo. O radicando de uma raiz de índice ímpar pode ser um número negativo, nulo ou positivo, isto é, 3x – 9 pode assumir qualquer valor real. Portanto, D(f) = R.

Como resolver raiz quadrada na função?

A função raiz é dada por f(x) = x1/n. Nessa expressão, x é o domínio, f(x) é imagem e 1/n é o expoente.

Como determinar o domínio de uma função em um gráfico?

Para construir o gráfico de uma função, devemos atribuir valores para a variável que representa um valor do domínio da função e com isso encontraremos o valor que representa a imagem para aquele elemento do domínio. Exemplo: Seja a função f: A → R, tal que f(x) = 2x – 2.

Como achar a imagem de uma função raiz?

Para encontrar a imagem sugere-se novamente a construção de um esboço do gráfico da função. Ao calcular o domínio já percebe-se que a imagem não possui valores negativos e que, os pontos onde ela é exatamente igual a zero são 2 e 3.

Como calcular uma função real?

Exemplo: A função real f(x)=x2 é par, pois f(−x)=x2=f(x). Veja o gráfico de f. Outra função par é g(x)=cos(x) pois g(−x)=cos(−x)=cos(x)=g(x).

Como calcular o domínio de uma função?

O domínio de uma função é o grupo de números que cabe em determinada função. Em outras palavras, é o grupo de valores x que você pode colocar em uma equação. Já o grupo de possíveis valores y é chamado de alcance da função. Para saber como calcular o domínio de uma função em diversas situações, basta seguir os passos abaixo.

Qual o domínio de uma raiz quadrada?

Domínio de uma raiz quadrada $g(x) = \\sqrt{-3x + 15}$ Esta função também não pode ser aplicada a qualquer $x \\in \\mathbb{R}$, pois o radical não pode ser negativo.

Qual a função da raiz?

A função raiz é definida pela fórmula: 1/n = expoente. O n sempre deve ser positivo, ou seja, um número natural; x = domínio. O x pode ser positivo ou negativo. Para x positivo, n pode ser ímpar ou par; para x seja negativo, n poderá ser somente ímpar.

Como calcular o domínio?

Ao calcular o domínio já percebe-se que a imagem não possui valores negativos e que, os pontos onde ela é exatamente igual a zero são 2 e 3. Então, o próximo passo na construção do esboço é analisar o comportamento da função nos extremos e . Aqui, nota-se que em ambos extremos o valor de tende a .

Postagens relacionadas: