Pode descontar falta justificada?

Índice

Pode descontar falta justificada?

Pode descontar falta justificada?

Segundo a legislação, as faltas justificadas ou abonadas se referem aquelas que não podem ser descontadas do colaborador, caso ele não compareça ao trabalho. Além do desconto em sua remuneração, também não são aceitas medidas por parte da empresa, como o desligamento por justa causa.

Quanto é descontado se faltar um dia de trabalho?

Faltas no trabalho sem justificativa estão entre os fatores que impactam o cálculo da folha de pagamento. Cada dia de ausência leva a um desconto equivalente a um dia de trabalho na remuneração do trabalhador.

O que são faltas justificadas e injustificadas?

O que são faltas justificadas e injustificadas? A diferença entre a falta justificada e a injustificada é muito simples: as faltas justificadas possuem respaldo em lei, ou seja, a legislação autoriza que o funcionário se ausente por dado período de tempo, de acordo com cada situação.

O que pode ser considerado falta justificada?

A falta justificada é aquela em que o profissional informa a empresa sobre sua ausência com antecedência. Mas não só isso, é necessário que ele comprove de forma legal, o motivo pelo qual se ausentou para que não sofra prejuízos com seu salário.

Pode descontar faltas justificadas nas férias?

A lei das faltas justificadas prevê que não haja prejuízo em férias caso o funcionária ausente-se pelos motivos citados no começo do post. Porém, em caso de férias não-justificadas, pode haver redução no período de férias do empregado. Faltas não-justificadas podem impactar nas suas férias.

Postagens relacionadas: