Como fazer o cálculo da geometria molecular?

Índice

Como fazer o cálculo da geometria molecular?

Como fazer o cálculo da geometria molecular?

Para realizar a determinação da geometria molecular, é preciso escrever a fórmula da molécula, descobrir qual é o átomo central e ver quantas nuvens eletrônicas existem.

O que é arranjo molecular?

A geometria molecular descreve o arranjo espacial do átomo central e dos átomos ligados diretamente a ele. Os pares eletrônicos da camada de valência de um átomo tendem a se orientar de maneira que sua energia total seja mínima.

Quais fatores alteram a geometria molecular?

O principal fator que determina a geometria das moléculas é a repulsão entre os pares de elétrons da camada de valência. A estrutura de Lewis fornece a conectividade atômica, nos mostrando o número e os tipos de ligação entre os átomos. A forma espacial de uma molécula é determinada por seus ângulos de ligação.

Como se determina o átomo central?

Contexto em Português: Um átomo central é um átomo que tem pelo menos dois outros ligados a ele. Um exemplo de um átomo central é o átomo de O na molécula da água, ou o C no metano, CH4.

O que é um arranjo Tetraédrico?

A geometria molecular tetraédrica é aquela na qual a molécula apresenta quatro ligantes iguais ou diferentes associados ao átomo central.

O que seria o arranjo Trigonal plano?

Triangular Plana ou Triangular: formada por três nuvens na camada de valência com ângulo de 120 º, por exemplo, COCl2, H2CO3, SO3, NO3-, BF3, BH3. Piramidal Trigonal: formada por quatro nuvens eletrônicas e três ligações químicas, os ângulos da molécula são menores que 109,5º, por exemplo, NH3, ClO3-, PCl3 H3O.

Postagens relacionadas: