Tem Imposto de Renda sobre férias?
![Tem Imposto de Renda sobre férias?](https://i.ytimg.com/vi/1ifVupRMgAU/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCpCE7c-qW0vLv9Mno0ynWptQW0Sw)
Tem Imposto de Renda sobre férias?
Esse período em que o funcionário abre mão de um terço das férias (normalmente são 10 dias) para trabalhar é conhecido como "abono pecuniário". O rendimento obtido com o abono pecuniário é isento de Imposto de Renda, mas precisa ser informado em uma ficha específica da declaração.
É devido IRRF sobre férias na rescisão?
EMENTA: FÉRIAS NÃO-GOZADAS CONVERTIDAS EM PECÚNIA - Rescisão do contrato de trabalho, aposentadoria ou exoneração. As verbas referentes a férias - integrais, proporcionais ou em dobro -, ao adicional de um terço constitucional, e à conversão de férias em abono pecuniário compõem a base de cálculo do Imposto de Renda.
Como calcular o valor das férias?
O cálculo do valor das férias é realizado levando-se em consideração a remuneração do trabalhador no mês anterior, acrescido de 1/3 constitucionalmente estipulado, deduzidos os valores de INSS e IRRF. Vale lembrar que é lícita a concessão de férias em dois períodos, bem como a famosa venda de 10 (1/3) dias de férias.
Como é a tributação das férias?
Tributação das Férias As férias são recebidas junto com o adicional de 1/3 (um terço), previsto na Constituição. Assim, ela será tributada no mês de seu pagamento e separado de qualquer outro rendimento pago no mês. Com isso, as férias são tributadas sozinhas, como se só recebesse ela naquele mês.
Como fazer o cálculo do IRRF sobre as férias de empregados?
O cálculo do IRRF incidente sobre as férias de empregados deve ser efetuado separadamente dos demais rendimentos pagos ao beneficiário no mês, utilizando-se a tabela progressiva vigente na data do pagamento (RIR99, art. 625). Não encontrou o que está procurando?
Por que as férias estão sujeitas ao imposto de renda?
As férias, por serem rendimentos do trabalho assalariado, estão sujeitas a retenção do imposto de renda pela fonte pagadora. O artigo 29 da Instrução Normativa RFB n° 1.500/2014 disciplina a tributação das férias, e a dispensa da retenção do imposto de renda, pelo artigo 62.