Quais informações se pode tirar do indicador OEE como é calculado?
Índice
- Quais informações se pode tirar do indicador OEE como é calculado?
- Como calcular performance de entrega?
- Como calcular produção teórica?
- O que é um indicador OEE?
- O que é qualidade no OEE?
- Qual a fiabilidade da manutenção preventiva?
- Quais são os tipos de manutenção preventiva?
- Será que a manutenção preventiva é a melhor opção?
- Por que investir na manutenção preventiva?
Quais informações se pode tirar do indicador OEE como é calculado?
A fórmula do OEE é bem simples e leva 3 pontos-chave em consideração: disponibilidade; performance; qualidade....Desempenho
- prejuízos devido a paradas;
- perdas por baixa na velocidade;
- perdas por falta de qualificação de funcionários ou mau uso de equipamentos.
Como calcular performance de entrega?
O cálculo do OTD se dá por meio da fórmula: Entregas realizadas no prazo ÷ Total de entregas realizadas no período. Para obter o percentual, basta multiplicar o resultado por 100. Por exemplo: se sua empresa realizou 55 entregas em um dia e apenas 48 delas chegaram no prazo, o cálculo seria: 48÷55=0,87×100=87%.
Como calcular produção teórica?
Usando nosso exemplo, a produção teórica é: Produção teórica = 12.780 minutos / 0,5 minutos = 25.560 itens. Exemplo 2: A linha produziu 2 produtos durante o período. Observe que a soma do tempo produzindo o Produto 1 e Produto 2 é igual o tempo produzindo calculado no passo 7, ou seja, 12.780 minutos.
O que é um indicador OEE?
O OEE consiste em um indicador muito utilizado na indústria, apontando o nível de eficiência de um equipamento. ... O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele.
O que é qualidade no OEE?
Em OEE, a qualidade é definida como uma porcentagem calculada dividindo o número (ou quantidade) de boas unidades produzidas pelo número total (ou quantidade) de produto iniciado no processo de produção.
Qual a fiabilidade da manutenção preventiva?
A manutenção preventiva faz com que os equipamentos sejam mais fiáveis: funcionam corretamente durante mais tempo e têm uma maior longevidade. A fiabilidade permite fazer previsões mais realistas sobre o funcionamento da empresa, a capacidade produtiva e os rendimentos.
Quais são os tipos de manutenção preventiva?
Geralmente, podemos dividir a manutenção preventiva em dois tipos principais: baseada no tempo (time-based), isto é, revisões periódicas executadas em intervalos de tempo previamente definidos, independentemente da utilização dos ativos (e.g. a inspeção periódica dos elevadores a cada 2 anos ou dos monta-cargas a cada 6 anos).
Será que a manutenção preventiva é a melhor opção?
Se manutenção preventiva se baseia na calendarização, os equipamentos que falham de forma aleatória ficam automaticamente excluídos – como uma lâmpada que se funde, campainhas, comandos a pilhas ou autoclismos entupidos. Regra geral, se não é possível estabelecer um padrão para as falhas de um activo, a manutenção preventiva não é a melhor opção.
Por que investir na manutenção preventiva?
Como vimos, a manutenção preventiva aumenta a vida útil dos ativos e a percentagem de manutenção planeada. Mas essa não é a única justificação para investir na manutenção preventiva. Em última instância, a manutenção preventiva também é um ótimo contributo para manter os seus clientes satisfeitos.