Como se calcula o número atômico e o número de massa?

Índice

Como se calcula o número atômico e o número de massa?

Como se calcula o número atômico e o número de massa?

Número Atômico e Número de Massa

  1. Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n.
  2. Número de nêutrons: n = A - Z.

Qual a diferença entre o número atômico e o número de massa?

Vale destacar que o número atômico (Z) e o número de massa (A)são informações que compõem a estrutura dos elementos químicos. Contudo, deve-se atentar aos conceitos para que não haja confusão, visto que o número atômico representa o número de prótons de um átomo, e o número de massa corresponde a soma do número de prótons e o número de nêutrons.

Qual é a massa de um átomo?

Visto que os elétrons que ficam na eletrosfera, ao redor do núcleo, possuem massa praticamente desprezível, o número de massa de um átomo, simbolizado pela letra “ A ”, é a soma do número de prótons (ou número atômico) com o número de nêutrons (N) que estão no núcleo do átomo: A = P + N ou A = Z + N

Como é o número atômico?

Quando estável, o número atômico (Z) é igual ao número de elétrons, pois o elemento é neutro energeticamente, ou seja, não possui carga. Isso significa que 20 Ca 40, possui 20 elétrons. A importância desse número se deve ao fato de ele estipular as propriedades do elemento químico, bem como sua localização na Tabela Periódica.

Como calcular o número de massa na tabela periódica?

De acordo com a estrutura dos elementos apresentado na tabela periódica, o número de massa é indicado na parte superior, enquanto o número atômico (Z) ou o número de prótons, está localiza na parte inferior: ZXA. Dessa maneira, para calcular o número de massa utiliza-se a seguinte fórmula: A = p+n ou A=Z+n. Donde.

Postagens relacionadas: