Como calcular atraso de pagamento de salário?
Índice
- Como calcular atraso de pagamento de salário?
- O que fazer em caso de atraso de salário?
- Quanto tempo a empresa tem para pagar o salário?
- Como a CLT é omissa sobre o pagamento de multa por atraso no pagamento dos salários?
- Qual a multa padrão para casos de atraso?
- Qual o motivo do atraso no pagamento dos salários?
- Qual a pena de atraso no pagamento do salário?
Como calcular atraso de pagamento de salário?
Depois de entender isso, o cálculo para descontar os atrasos na folha de pagamento é bem simples:
- Divida o salário do colaborador pelo número de horas trabalhadas.
- Pegue o valor da hora de trabalho e divida por 60 (minutos).
- Multiplique o valor do minuto de trabalho pelos minutos de atraso.
O que fazer em caso de atraso de salário?
Indenização. Ademais, o empregado também pode solicitar uma indenização financeira, alegando Danos Morais, pois, segundo o entendimento da legislação, quando o empregador atrasa o salário habitualmente, é bem possível que seja pago os Danos Morais ao empregado.
Quanto tempo a empresa tem para pagar o salário?
Art. 477 § 6 da CLT, o prazo para cumprir com o pagamento das verbas rescisórias do empregado tem que ser o primeiro dia útil após o final do aviso prévio trabalhado e até 10 dias corridos, se for o caso de aviso prévio indenizado.
Como a CLT é omissa sobre o pagamento de multa por atraso no pagamento dos salários?
A própria CLT é omissa a respeito do pagamento de multa por atraso no pagamento dos salários. Coube ao Tribunal Superior do Trabalho –TST, se manifestar sobre a questão, através da Súmula 381 e o Precedente Normativo 72.
Qual a multa padrão para casos de atraso?
A multa padrão estabelecida por lei para casos de salário atrasado é prevista pelo Tribunal Superior do Trabalho, o TST. De forma geral, deve estar de acordo com os seguintes termos: Atraso superior a 20 dias: soma-se, à multa anterior, um acréscimo de 5% a cada dia útil de atraso após o vigésimo dia.
Qual o motivo do atraso no pagamento dos salários?
O atraso reiterado no pagamento dos salários gera presunção de dano moral indenizável ao empregado. O Tribunal reconhece que o fato de atrasos mensais consecutivos é motivo suficiente para que o trabalhador lesado tenha a reparação moral devida. Seus salários estão atrasados? Problemas pessoais causados pelo atraso do salário?
Qual a pena de atraso no pagamento do salário?
Precedente Normativo 72 : “Estabelece-se multa de 10% sobre o saldo salarial, na hipótese de atraso no pagamento de salário até 20 dias, e de 5% por dia no período subsequente.”. Então temos que, em caso de atraso no pagamento do salário, a empresa deverá arcar com as penalidades previstas na Súmula 381 e Precedente Normativo 72, do TST.