Como pagar atrasado INSS?

Índice

Como pagar atrasado INSS?

Como pagar atrasado INSS?

Somente é necessário que o atraso nas contribuições sejam inferiores a 5 anos. Para fazer isso, basta acessar o site da Receita Federal para calcular os recolhimentos atrasados, emitir as guias e fazer o pagamento. Atenção: você deve pagar juros e multa pelo atraso de pagamento das contribuições previdenciárias.

Como calcular juros e multa da guia GPS?

Cálculo para GPS vencida e cálculo de acréscimos

  1. Juros: Equivalente à Selic, sendo que o cálculo é feito a partir do 1º dia do mês seguinte ao vencimento até ao mês anterior ao pagamento, mais 1% no mesmo intervalo de 30 dias.
  2. Multa: 0,33% por dia de atraso.

Como calcular INSS atrasado a mais de 5 anos?

Se ele desejar pagar parcelas com até 5 anos de atraso, e estava cadastrado na categoria ou atividades correspondente ao INSS, não precisará comprovar a atividade, ou fazer prova de que estava efetivamente trabalhando. Basta apenas fazer o cálculo da GPS em atraso a ser paga e providenciar o pagamento.

Qual o valor da multa e juros do INSS em atraso?

Qual o valor da multa e juros do INSS em atraso? Atualmente os juros são equivalentes à taxa referencial do SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) acumulada mensalmente. É calculado a partir do primeiro dia do mês subsequente ao vencimento do prazo até o mês anterior ao do pagamento e de 1% no mês do pagamento.

Qual a regra para a multa do INSS?

O presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino, explica que essa multa se refere ao INSS, mas há ainda outra regra para o cálculo no atraso do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FTGS). Neste caso, a multa é de 5% a partir do primeiro de atraso, além de juros de 0,5% ao mês, se for recolhido até o dia 31.

Como calcular o atraso do INSS?

O pagamento em atraso do INSS gera multas e juros, conforme explicamos acima. Para calcular esses valores é preciso analisar as situações que estão com mais de cinco anos de atraso ou menos de cinco anos de atraso.

Como fazer a regularização do atraso de pagamento do INSS?

Para fazer a regularização do atraso de pagamento do INSS desses casos citados acima, basta levar documentos que comprovem o seu trabalho para contar como tempo de contribuição. Aliás para aumentar a chances de reconhecimento do seu tempo de trabalho sem recolhimento você deve levar preenchido o requerimento de atualização de CNIS.

Postagens relacionadas: