Como calcular o lado de um quadrado inscrito numa circunferência?
Como calcular o lado de um quadrado inscrito numa circunferência?
Assim, as relações métricas do quadrado inscrito podem depender da circunferência que contém seus lados.
- 1ª Relação: Os vértices consecutivos do quadrado inscrito determinam ângulos centrais retos.
- 2ª Relação: É possível calcular o lado do quadrado inscrito usando a fórmula:
- l = r√2.
Qual a apótema do quadrado?
4 APÓTEMA DE UM QUADRADO É o segmento de reta que une o centro do quadrado a um dos seus lados sendo perpendicular ao mesmo. O apótema é a metade da medida de um lado do quadrado.
Como calcular o lado do quadrado inscrito?
2ª Relação: É possível calcular o lado do quadrado inscrito usando a fórmula: Para mostrar isso, usaremos o triângulo APO, cujos lados são o apótema OP relativo ao lado AD, o raio OA e o lado PA, formado a partir da construção do apótema.
Quais são as relações métricas em um quadrado inscrito?
Relações métricas em um quadrado inscrito são aquelas encontradas entre as medidas de seus lados, ângulos e outros elementos. Dizemos que um polígono está inscrito quando existe uma circunferência que contém todos os seus vértices. A imagem a seguir mostra um quadrado ABCD de lado l inscrito em uma circunferência de raio r.
Como calcular a circunferência?
O apótema é muito útil na geometria plana e na geometria especial também, com ele você pode calcular o raio de uma circunferência inscrita num polígono regular, calcular a distância de um dos lados do polígono até seu centro, e saber a distância entre um ponto médio de uma corda, até o centro de sua circunferência.
Como calcular o lado de um quadrado 10 cm?
Calcule o apótema e o lado de um quadrado inscrito em uma circunferência de raio 10 cm. Solução: Para calcular o lado, basta usar a primeira fórmula, substituindo r por 10: l = r√2 l = 10√2