Onde tem Come-cotas?
Índice
- Onde tem Come-cotas?
- Quem é o responsável pelo cálculo e recolhimento do Come-cotas?
- Quais investimentos não tem Come-cotas?
- Qual é a lei do Come-cotas?
- Como saber se um fundo e Come-cotas?
- Quais são os tipos de Come-cotas?
- Como funciona o recolhimento de cotas?
- Quais são os fundos sujeitos ao Come-cotas?
Onde tem Come-cotas?
O sistema de tributação come-cotas é característico de alguns fundos de investimento, como os de renda fixa, de multimercado e de crédito privado. Fundos de investimentos são, em linhas gerais, uma modalidade de aplicação coletiva – ou seja, várias pessoas podem investir em um mesmo.
Quem é o responsável pelo cálculo e recolhimento do Come-cotas?
Esse imposto é determinado pela Receita Federal Brasileira (IN 1585 – Art. 9º) e ocorre sempre nos finais dos meses de maio e novembro. Por isso, saiba como seus rendimentos podem ser impactados por esse recolhimento.
Quais investimentos não tem Come-cotas?
Mas nem todos os fundos estão sujeitos ao come-cotas. As exceções ficam por conta de fundos de ações, cuja tributação é fixa em 15% sobre os rendimentos no resgate, de previdência, de debêntures isentas (incentivadas) – nos quais não há cobrança de Imposto de Renda para a pessoa física – e fundos imobiliários.
Qual é a lei do Come-cotas?
Como já explicamos, todo investimento sofre uma tributação de Imposto de Renda, que incide sobre o ganho de capital. ... Contudo, em 2004 uma medida provisória convertida na Lei 11.892 criou o mecanismo do Come Cotas, ao estabelecer a incidência do imposto de renda na forma semestral, antes do resgate.
Como saber se um fundo e Come-cotas?
O come-cotas de fundos de curto prazo, cuja carteira de títulos tem prazo médio igual ou inferior a 365 dias, corresponde a 20%. Já nos fundos de longo prazo (maioria do mercado), em que o prazo médio da carteira é igual ou superior a 365 dias, a tributação antecipada é de 15% sobre os lucros.
Quais são os tipos de Come-cotas?
No entanto, não são todos os tipos de fundos que possuem come-cotas. Alguns fundos, como os de ações, são isentos de come-cotas. Neste caso, o imposto ocorre somente no resgate do investimento, correspondendo à 15% dos rendimentos.
Como funciona o recolhimento de cotas?
Agora que você entendeu o conceito e a forma em que as alíquotas são aplicadas, mostraremos como funciona o recolhimento por meio do come-cotas. Suponhamos que certo dia você tenha aplicado em um fundo de investimento multimercado, um valor de R$ 10.000,00 a uma cota de R$ 1,234567 naquele dia, totalizando 8.100,00591 cotas.
Quais são os fundos sujeitos ao Come-cotas?
Quais são os fundos sujeitos ao come-cotas? A grande maioria dos fundos de investimentos disponíveis no Brasil estão sujeitos ao regime de come-cotas, independentemente de serem de curto ou longo prazo. Os de renda fixa, cambiais, DI e multimercado são os principais exemplos de fundos com incidência dessa tributação.