Quem paga o Simples Nacional tem que pagar INSS?

Índice

Quem paga o Simples Nacional tem que pagar INSS?

Quem paga o Simples Nacional tem que pagar INSS?

As empresas optantes pelo Simples Nacional, de modo geral, vão recolher o INSS por meio da DAS. ... Essas deverão recolher como as empresas de outros regimes tributários e aplicar 20% de INSS patronal sobre a folha de pagamento. Nesses casos, o percentual da CPP não estará incluído na alíquota do Simples Nacional.

O que é contribuição previdenciária patronal CPP?

A CPP é a Contribuição Previdenciária Patronal, um tributo que deve ser pago pelas empresas pertencentes ao Simples Nacional para a Previdência Social.

Qual a classificação tributária de empresa optante pelo Simples?

No eSocial, as empresas optantes pelo Simples Nacional são classificadas em um dos seguintes códigos: ... 03 – Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída e não substituída; 04 – Microempreendedor Individual – MEI.

Como saber o anexo da empresa no Simples Nacional?

Para saber exatamente em qual anexo enquadrar a sua empresa é necessária uma análise detalhada da atividade exercida durante a prestação de serviços, pois um CNAE pode pertencer a mais de um anexo.

Quem se enquadra no anexo V do Simples Nacional?

No caso, se enquadram nessa categoria as empresas que prestam serviços como auditoria, publicidade, jornalismo, consultoria e outras atividades intelectuais e técnicas, que são tributadas com alíquotas entre 15,5% e 30,5%.

Qual é o CPP do Simples Nacional 2018?

CPP do Simples Nacional 2018. O CPP do Simples Nacional é cobrado sobre o total de remuneração que são pagas por sua empresa durante o mês. Esse imposto é sobre remuneração de segurados empregados, funcionários avulsos e contribuintes individuais.

Como calcular a CPP?

Para saber como calcular a CPP, antes é necessário que você entenda que a cobrança é feita de acordo com as atividades econômicas que a sua empresa desempenha. Essas atividades estão descritas em 5 anexos diferentes.

Qual a fundamentação legal para calcular a CPP?

Segundo Edith Sandra Chaves, supervisora da consultoria trabalhista e previdenciária da COAD, a fundamentação legal a ser analisada para aqueles que estão enquadrados no regime do Simples e precisam calcular a CPP são: Lei Complementar 123, de 14-12-2006 artigo 13; Instrução Normativa 971, de 13-11-2009 artigos 189, 190, 1.

Qual a contribuição para o Simples Nacional?

Ela será calculada de acordo com a atividade tributada na forma da LC 123/2006. Quem opta pelo ingresso no regime do Simples Nacional passa a ter que recolher mensalmente impostos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte, tais como a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Postagens relacionadas: