Como se calcula um EHL?

Índice

Como se calcula um EHL?

Como se calcula um EHL?

O cálculo do EHL em emulsões deve ser feito por meio das seguintes etapas:

  1. obter a quantidade total da fase oleosa;
  2. determinar a fração de cada componente oleoso da fase oleosa;
  3. multiplicar o EHL de cada componente pela sua respectiva fração na fase oleosa;
  4. o EHL da emulsão é igual à soma de cada de cada valor obtido.

Por que é importante determinar o valor de EHL antes de preparar uma emulsão?

Os tensoativos devem apresentar valor de EHL equivalente ao da fase dispersa, para poder mantê-la estabilizada frente à fase dispersante.

Como é formada uma emulsão?

Uma emulsão é formada quando é feita a mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam. Nesse caso, um dos líquidos (a fase interna ou dispersa) encontra-se no interior do outro líquido (fase externa ou contínua).

Quais os tipos de emulsão?

Existem dois tipos de emulsões: Tipo óleo em água (O / A), onde o óleo forma a fase dispersa (gotas) e a água a fase contínua; e do tipo água em óleo (W / O), onde a água forma a fase dispersa (gotículas) e o óleo a fase contínua.

O que é EHL?

Equilíbrio Hidrófilo Lipofílico ou EHL és un termino de farmacotécnica, en que ocorre equilíbrio entre uma fase oleosa en una fase aquiosa de una emulsão. ... Quanto maior o valor de EHL, maior o grau de hidrofilibidade da substância.

O que é um agente emulsificante de um exemplo?

Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídeo lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.

Qual é o objetivo de se fazer uma emulsão?

Emulsões são sistemas termodinamicamente instáveis e o objetivo de todo formulador é estabelecer critérios técnicos na escolha de componentes para atingir a estabilidade cinética.

O que é o Sistema EHL E o que ele representa para as emulsões?

O balanço entre as duas porções moleculares com características opostas dessas substâncias é denominado equilíbrio hidrófilo-lipófilo (EHL). Este representa um sistema de classificação dos tensoativos, tendo como base os parâmetros de solubilidade desses compostos em solventes polares e/ou apolares.

Quais os constituintes para o preparo de uma emulsão?

A emulsão é justamente essa mistura de dois líquidos que normalmente são imiscíveis (veja sobre solubilidade). É constituída de uma fase dispersa, gotículas extremamente pequenas de um dos líquidos que se espalha no outro líquido, a fase contínua. As emulsões mais conhecidas são constituídas de água e óleo.

O que é emulsão farmacêutica?

As emulsões são formas farmacêuticas obtidas por dispersão mecânica (agitação) de dois líquidos imiscíveis, um no seio do outro, através de um sistema heterogêneo, bifásico e que normalmente utiliza um agente emulsionante ou emulsivo ou emulsificante ou emulgente.

Quais são os valores de EHL?

Logo, valores de EHL compreendidos entre 1,80 e 8,60 (Spans), por exemplo, são indicativos de que os compostos podem ser solubilizados ou dispersos em óleo. Consequentemente, a fase predominante na emulsão será a oleosa e a emulsão formada será do tipo A/O. O contrário pode ser exemplificado pelos Tweens - EHL entre 9,60 16,70.

Quais são os valores utilizados na emulsão?

Assim sendo, os valores a serem utilizados na emulsão a) serão os correspondentes à EHL O/A, enquanto para emulsão b) EHL A/O. Estes valores, por sua vez, são multiplicados pelas respectivas proporções de cada componente da fase oleosa. A somatória nos dará o EHL requerido para cada emulsão.

Como preparar uma emulsão?

Ao prepararmos uma emulsão, a escolha do agente tensoativo a ser empregado para estabilizá-la, deverá ser feita por tentativa, até que a formulação obtida apresente características adequadas. É aconselhável a mistura de um agente com baixo EHL com outro, de valor mais elevado, em proporções adequadas, até que seja obtido o valor desejado.

Qual é a fase interna da emulsão?

As emulsões O/A além de serem laváveis, podendo ser facilmente removidos da pele ou das roupas, apresentam, em geral, melhor biodisponibilidade. Os métodos mais simples para descobrir qual é a fase interna e qual a externa são:

Postagens relacionadas: