Como pagar o ISS de uma obra?

Índice

Como pagar o ISS de uma obra?

Como pagar o ISS de uma obra?

Dependendo da lei municipal, o recolhimento do ISS pode ter três formas mais comuns:

  1. Guia própria do município: nota fiscal própria fornecida pela Prefeitura.
  2. Retenção na fonte: ISS recolhido pelo tomador do serviço e declarado pela pessoa que realizou a prestação.

Qual a base de cálculo do ISS na construção civil?

O nome correto do ISS é Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. Ou seja, cuja sigla completa é ISSQN. ... Assim, dessa forma, a base de cálculo do ISS na construção civil – ou seja, o valor sobre o qual incide o imposto – é o preço total do serviço prestado.

Quais impostos incidem sobre construção?

6 principais impostos da construção civil

  1. INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ...
  2. ISS (Imposto Sobre Serviços) ...
  3. PIS (Programa de Integração Social) ...
  4. COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) ...
  5. IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) ...
  6. CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

O que é o ISS retido?

Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.

Como calcular o ISS?

O cálculo do imposto se tornou ainda mais prático com a implementação do modelo eletrônico da Nota Fiscal de Serviços em várias cidades. O próprio sistema de emissão da nota municipal calcula automaticamente o valor ISS – facilitando o correto recolhimento do tributo.

Como o ISS é calculado e cobrado?

Em ambos casos, os impostos municipais se somam aos demais na guia de pagamento do regime e o prazo para o pagamento único é o dia 20 de cada mês. Como o ISS é calculado e cobrado no Lucro Presumido? Geralmente, o Lucro Presumido é a opção para empresas fora do Simples Nacional. E dentro dele cada tributado é calculado e pago individualmente.

Qual a base de cálculo do ISS incidente com fornecimento de materiais?

Logo, a base de cálculo do ISS incidente sobre prestações de serviço com fornecimento dos materiais deve ser o preço do serviço feito, que empregou esforço humano e constitui uma obrigação de fazer, excluindo-se o valor dos materiais, por serem estranhos ao critério material da hipótese de incidência.

Quanto custa um serviço de ISS?

Exemplo: um serviço custa R$ 100 e sobre ele incide uma alíquota de 5% (5% é o valor máximo por lei, o mínimo é de 2%), o cálculo seria o seguinte: Ou seja, neste caso R$ 5 reais deste serviço devem ser recolhidos para o município a título de ISS.

Postagens relacionadas: