Como calcular INPC de aluguel?

Índice

Como calcular INPC de aluguel?

Como calcular INPC de aluguel?

O cálculo é feito com a multiplicação do valor atual do aluguel pelo índice acumulado no período de um ano. O IGP-M de setembro de 2020 está acumulado em 13,02%. Para um aluguel de R$2.000,00, cujo aniversário tenha sido em setembro de 2020, o cálculo é realizado da seguinte maneira: 2.000 x 1,1302.

Como calcular reajuste de aluguel pelo Igp-m FGV?

Para saber como calcular o IGP-M sobre um contrato de aluguel reajustado anualmente, você poderá utilizar a seguinte fórmula: VALOR ATUALIZADO = VALOR ATUAL x FATOR (IGP-M ANUAL + 1)

Como funciona o Índice de reajuste de aluguel?

De acordo com o artigo 18 da Lei do Inquilinato (Lei n. 8.245/91), é permitido o reajuste do valor do aluguel. ... O reajuste é calculado através do índice de inflação, que é definido pelo locador (a pessoa que recebe o aluguel) e pelo locatário (pessoa que paga o aluguel), lá no primeiro contrato.

Como o INPC é calculado?

Como o INPC é calculado? O cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor é feito de maneira bastante simples. O IBGE, por meio do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC), realiza a coleta dos dados entre o primeiro e o último dia do mês de referência.

Qual é o cálculo do IPCA?

O cálculo do IPCA abrange as rendas das famílias que possuem rendimentos mensais que estão compreendidos em uma faixa que vai de 1 salário mínimo para até 40 salários mínimos, independente de qual seja a fonte desse rendimento.

Qual o índice de preços do aluguel?

Ele é popularmente conhecido como a “ inflação do aluguel ” e é baseado em três outros indicadores para ser calculado: IPA-M: Índice de Preços do Atacado-Mercado – Quem tem um peso de 60% no seu cálculo. IPC-M: Índice de Preços do Consumidor-Mercado – Com peso de 30% no cálculo.

Qual a renda das famílias abrangidas pelo INPC?

As famílias abrangidas pelo INPC possuem uma renda que varia de 1 salário mínimo até 5 salários mínimos, o que corresponde a aproximadamente 50% de todas as famílias brasileiras.

Postagens relacionadas: