Como se calcula o VO2max?

Índice

Como se calcula o VO2max?

Como se calcula o VO2max?

Para medir o VO2 pode-se realizar o teste de ergoespirometria, também chamado de teste da capacidade pulmonar ou teste do esforço, que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica, com a pessoa usando uma máscara no rosto e com eletrodos colados no corpo.

Qual o VO2max ideal?

Espera-se de um homem saudável que ele alcance no esforço um VO2 máximo em torno de 35 a 40 ml/(kg. min), ou seja, 10 vezes o VO2 de “repouso“ (ou 10 METS). Atletas de elite chegam a alcançar um VO2 máximo de 70 ml/(kg. min), ou seja, conseguem aumentar em até 20 vezes o VO2 de repouso.

Como é calculado o VO2 de reserva?

Em outras palavras, a maioria das pessoas utilizaria a seguinte fórmula: (3.5 x 10) - 3,5 = 31,5 ml/kg/min. Esse é o seu VO2R.

Como calcular a capacidade aeróbica?

Exemplo: Se você percorreu 1200 metros em 6 minutos. 1200 dividido por 100 é igual a 12. Sua velocidade aeróbica máxima é de 12 km/h.

Como calcular o VO2 máximo?

Esse momento não ocorre muito antes da fadiga muscular, então, o atleta para de se exercitar. Calcular o VO2 máximo pode levar o tempo de 10 a 15 minutos, e requer que o atleta esteja completamente motivado e descansado para suportar a dor de acordo com o tempo suficiente para encontrar o valor real de VO2 máximo.

Qual o melhor método para aumentar o VO2 max?

Os dois métodos para aumentar o VO2 máximo incluem aumentos em termos de volume e intensidade do treino. A pesquisa também indica que, quanto menos couber oxigênio em uma pessoa, mais ela poderá aumentar o seu VO2 máximo. De fato, esportistas novatos têm sido capazes de aumentar o VO2 max em até 20% através de formação adequada.

Como fazer uma estimativa do VO2?

É possível fazer uma estimativa dos cálculos através de uma variedade de protocolos utilizados para estimar o VO2 máximo. Dentre eles, podemos destacar a esteira Teste Bruce, mas é dito que nenhum procedimento é tão preciso quanto o teste direto.

Quais fatores influenciam o VO2 máximo?

Além de fatores genéticos, outros três componentes têm uma grande influência sobre o VO2 máximo: Idade: Embora varie muito, principalmente devido a programas e estímulos individuais, em geral o VO2 máximo é mais elevado na faixa etária de 20 anos, e reduz até 30% quando atinge 65 anos.

Postagens relacionadas: